Nada melhor que dedicar um tempo para cuidar da sua pele, corpo, não é mesmo? E para isso, é fundamental procurar um bom profissional de estética que faça toda a avaliação necessária. Seja para um procedimento estético facial ou corporal, a avaliação é um passo indispensável para o sucesso dessa jornada de confiança entre paciente e profissional.

Isso porque, é através desse conhecimento prévio que tanto paciente quanto o profissional poderão estar mais seguros e confiantes nos procedimentos adequados a serem realizados. Pois, dessa forma são respeitadas as características, individualidades, contraindicações ou limites de cada um.

Para começar, vamos entender o que é essa avaliação estética? 

Tecnicamente, chama-se de anamnese, a entrevista que o profissional realiza com a pessoa a fim de entender o seu perfil, saber de possíveis problemas de saúde, uso de medicamentos e tratamentos já realizados. E assim, o diagnóstico e tratamento sugeridos estejam de acordo com a saúde do paciente e o objetivo do procedimento.

É importante que seja feito o levantamento mais detalhado possível. Além de registradas as queixas e expectativas da pessoa para que o tratamento seja alinhado a esses aspectos. Feita a avaliação, é a hora do exame físico em que a região do corpo e a pele do procedimento são analisadas para verificar as questões de saúde necessárias.

Tipos de avaliação estética

Para realizar a anamnese existem duas formas mais utilizadas pelos profissionais. São elas: anamnese livre e anamnese dirigida.

Anamnese livre

Na anamnese livre não há nenhum tipo de direcionamento ou informação pré-estabelecida. Nesse tipo de avaliação estética o paciente relata seus problemas relacionados à pele, precedentes e cuidados. E também é o momento de falar sobre tratamentos já realizados. A partir dessas informações é que o profissional retira os principais dados para sugerir o tratamento adequado.

Anamnese dirigida

Nesse tipo de avaliação estética as perguntas são formuladas previamente, e podem ser fechadas ou abertas. Dessa forma, o profissional segue um “roteiro” que direciona as perguntas e é considerada a forma de avaliação mais adequada.

Por isso, sempre procure clínicas e profissionais de estética que seguem esse protocolo de avaliação antes de qualquer procedimento. E se você tem interesse em se profissionalizar nessa área, no Senac SC você aprenderá esse tipo de conteúdo e muito mais no curso de graduação em Estética e Cosmética, saiba mais aqui.

Publicações Relacionadas