No Brasil, a população idosa aumentou 73% nos últimos 16 anos. Segundo dados do IBGE, os brasileiros acima de 65 anos somam 19,2 milhões, mas esse número deve chegar a 58,2 milhões em 2060, ou seja, o triplo do contingente atual. O aumento da população idosa também impacta na quantidade de brasileiros ativos economicamente, que hoje são 144,7 milhões, mas o número deve cair para 136,5 milhões em 2060. 

Com esse fenômeno, os empregos voltados ao cuidado do idoso cresceram bastante no mercado de trabalho, a começar pelos cuidadores de idosos. A profissão cresceu cerca de 547% nos últimos dez anos, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. 

Diante desse cenário, o turismo, por exemplo, é mais uma das áreas que também vem crescendo com o avanço da população idosa no país. Nesse segmento, temos os profissionais de turismo que organizam viagens focadas para o público idoso, promovendo o lazer e entretenimento para a terceira idade. Mas existe uma nova profissão, a de acompanhante de viagens. Muitos idosos gostam de viajar, porém precisam de assistência em algumas situações da viagem, como para fazer checkin de voos e hotéis, locomoção em alguns passeios, por exemplo.

Já na área da saúde, algumas profissões cresceram e são valorizadas para a saúde do idoso, como a enfermagem. Em alguns casos, é necessária a presença de um profissional com habilidade técnica para cuidar de um idoso que precisa de uma atenção maior com sua saúde. 

E A área que estuda o processo de envelhecimento do corpo humano, visando os impactos na saúde mental, vida social e aspectos biológicos do idoso é a gerontologia. O profissional que atua nessa área planeja e organiza projetos que promovem o bem-estar e a qualidade de vida do idoso, pode trabalhar no setor privado ou público. 

Outra profissão que vem ganhando destaque é a de cuidador de idosos. Conheça um pouco mais: 

Cuidador de Idosos

O cuidador de idosos busca dar autonomia e independência para o idoso, oferecendo suporte em atividades diárias como alimentação, higiene pessoal, educação, além de prezar pelo seu lazer, cultura e bem-estar. O objetivo desse profissional é proporcionar qualidade de vida ao idoso dentro do âmbito familiar, nas instituições de saúde e outros locais que ele possa frequentar. Todo esse trabalho deve ser desenvolvido com propósito de oferecer um envelhecimento saudável. 

A profissão está crescendo com a regulamentação, que foi aprovada em maio deste ano, e agora é necessário cumprir uma série de requisitos para atuar na área, como ter um curso de qualificação. O cuidador de idosos pode trabalhar em residências, ambientes de hospedagem, residências terapêuticas, spas, clubes, clínicas e hospitais. 

Foi pensando nesse segmento que o Senac SC oferece o curso de Cuidador de Idoso. Ficou interessado? Solicite mais informações para uma de nossas Unidades: http://senac.sc/P04A62

Publicações Relacionadas