Muito além da estética e das unhas encravadas, o profissional de podologia atua em diversos campos relacionados à saúde dos pés.

Todos os dias, os pés sustentam o nosso peso corporal, enfrentam diferentes temperaturas econdições de umidade. Além disso, estão em contato com substâncias que podem afetar a saúde do membro. 

O profissional qualificado para dar atenção aos problemas dos pés passou por uma faculdade de podologia, que o habilita para diferentes cuidados, sejam preventivos ou na solução direta a algum problema. 

Confira agora algumas das áreas de atuação para um profissional de podologia:  

Podologia Preventiva

Como o nome já sugere, a podologia preventiva são os cuidados a serem tomados mesmo sem a incidência de alguma patologia nos pés do cliente. São cuidados variados, que não ficam só na prevenção de doenças. O cuidado com o chulé e com rachaduras nos calcanhares são exemplos.

Do mesmo modoFrequentemente, este profissional também realiza massagens relaxantes e cuida de calos, além de aconselhar hábitos e produtos aos pacientes. 

Normalmente, a podologia preventiva é encontrada em clínicas médicas ou de estética, consultórios particulares e spas. 

Podologia Desportiva

Atletas de diferentes esportes, exigem muito desta parte do corpo. Por isso, estão bastante sujeitos a lesões, bolhas, calos, unhas encravadas e outros problemas . Tais patologias podem afetar o rendimento em treinamentos e competições, além de causar dores.

Atualmente, muitos clubes e centros de treinamento possuem profissionais de podologia integrados à equipe médica para cuidados de rotina e emergência. 

Entre as atividades desenvolvidas estão o acompanhamento que visa entender como os pés do atleta reagem quando ele caminha e corre para recomendar calçados e equipamentos adequados para a prática. Além disso, constantemente fazem exames e avaliações dos pacientes.

Podologia Infantil e Geriátrica

No ínterim da a fase de crescimento, os pés são bastante frágeis e estão em constante mudança. Deste modo, a podologia infantil atua para prevenir problemas que podem gerar deformações permanentes. Além disso, tem papel na criação de uma cultura de cuidado já desde os primeiros anos de vida.

Além de higienização, lixação e outras ações diretas nos pés, o podólogo orienta a criança e os pais sobre calçados adequados e outros acessórios. Estes materiais podem auxiliar no desenvolvimento correto dos pés.

Ao mesmo tempo, os cuidados específicos para a idade também são vistos na podologia geriátrica. Em síntese, com os pés mais desgastados e limitações da capacidade regenerativa, os problemas podem ser mais graves e até decorrerem de outras patologias.

Nesta idade é fundamental não desgastar os pés no dia a dia, por isso o acompanhamento é mais próximo. Isso se dá na indicação de produtos ou em intervenções diretas nos pés.

Pé de Risco

Pacientes com diabetes, doenças sanguíneas e outros problemas de saúde podem ter as extremidades diretamente afetadas, principalmente os pés. Assim também profissional atua na mitigação de riscos de problemas mais graves e também na reabilitação, caso seja necessário.

A falta de cuidado pode levar a situações graves, bem como gangrena e amputação do membro. Este serviço pode ser encontrado em hospitais e clínicas, normalmente acompanhado de médicos.

Gostou? Conheça o nosso Curso Superior de Tecnologia em Podologia caso tenha interesse em atuar profissionalmente na área. Clique aqui!

Publicações Relacionadas