Programa Alimentos Seguros: segurança alimentar para seu negócio
Por meio do Programa Alimentos Seguros (PAS), o Senac SC trabalha para garantir a segurança alimentar nos estabelecimentos de gastronomia. Com capacitações e...
Quem não gosta de um delicioso chocolate quente em um dia frio no inverno? Vamos combinar, essa dupla é ótima e o chocolate proporciona um quentinho delicioso e muito saboroso. A nossa receita para comemorar a data não poderia ser diferente, então veja como fazer um chocolate quente cremoso e delicioso para aquecer seu dia:
3 xícaras de leite
3 caixas de creme de leite
1 ½ xícara de chocolate em pó 50% cacau
Coloque tudo numa panela e misture todos os ingredientes. Depois, leve ao fogo médio e mexa até engrossar. Quando o chocolate quente começar a ferver, você pode retirar se quiser mais líquido. Se preferir mais cremoso, pode deixar mais alguns minutos no fogo. Quanto mais tempo ficar, mais encorpada será a bebida.
Também é possível trocar a porcentagem do chocolate para 70%, mas saiba que ele é mais amargo e talvez tenha que acrescentar um pouco de açúcar na receita se preferir mais doce. O ideal é usar chocolate em pó, porque ele dá a cremosidade para o chocolate quente. Se usar achocolatados, ele não terá o mesmo sabor e cremosidade, além de poder ficar muito doce pelo açúcar presente nessas misturas.
Outra dica é inovar na aparência e no aroma da receita. Você pode acrescentar canela em pó, chocolate derretido, leite condensado, nutella e paçoca no fundo do recipiente onde servirá, isso dará um gosto especial para o chocolate quente. Também é possível colocar esses ingredientes no topo e deixar a decoração ainda mais bonita.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Amendoim e Balas (Abicab), tudo começou aqui mesmo, na América. Os índios astecas são os primeiros chocólatras do mundo. Eles usavam as sementes do cacau para fazer uma bebida que chamavam de chocolate = bebida quente.
O chocolate foi levado como presente ao rei da Espanha, Carlos V, e a partir daí ele se tornou famoso e valioso. A primeira fábrica surgiu na Grã-Bretanha em 1657. Em sua maioria ele era apreciado líquido, como chocolate quente, apenas em 1861 ele começou a ser vendido de forma sólida.
No Brasil, recebemos essa iguaria por volta de 1746 e nosso clima favoreceu o plantio, não à toa somos o 5º país com o maior volume de vendas de chocolate no varejo e exportamos para mais de 140 países. No ano passado, o faturamento foi de R$14 bilhões nesse mercado.
O fim você já deve imaginar. Até hoje o chocolate tem fãs em todos os cantos do mundo, sendo um dos queridinhos no ramo da confeitaria. Além disso, o que não faltam são possibilidades de preparos, existem receitas dos mais variados tipos. Mas e você, também é um chocólatra? Se fosse para ser um sabor, qual combinaria mais com você? Faça o nosso quiz e descubra!
Por meio do Programa Alimentos Seguros (PAS), o Senac SC trabalha para garantir a segurança alimentar nos estabelecimentos de gastronomia. Com capacitações e...
Quando se fala em gastronomia, muitas vezes nos concentramos em sabores, aromas e apresentações. No entanto, a textura dos alimentos desempenha um papel...
A gastronomia é uma arte que combina criatividade, técnica e paixão, e uma carreira neste setor é o sonho de muitas pessoas. Se...
Novo Post!