Cerca de 25% da população brasileira tem algum tipo de deficiência, mas somente 1% tem carteira assinada dentro do mercado de trabalho, segundo dados do IBGE. Aos poucos, as empresas estão modificando seus processos de recrutamento para que sejam mais inclusivas e atraiam pessoas com deficiência para as vagas de emprego.

O Linkedin produziu um conteúdo com os principais ideais de recrutamento de grandes empresas. O relatório concluiu que 78% dos profissionais da área de RH acreditam que a diversidade é a principal tendência para atrair novos colaboradores. Além disso, empresas com maior diversidade nas equipes executivas têm 33% mais propensão à rentabilidade.

Existem diversas maneiras de aprimorar a acessibilidade nas empresas. Uma delas é por meio da tecnologia. Com o crescimento de aplicativos voltados para facilitar os mais diversos tipos de rotina, as pessoas com deficiência têm acesso a algumas facilidades na palma da mão. Confira algumas delas:

Guia Rodas: é um guia colaborativo destinado a avaliação e consulta de lugares acessíveis para pessoas com dificuldade de locomoção. Com um teste, o app avalia a acessibilidade de diversos estabelecimentos, criando uma rede de colaboração.

Spread the Sign: é um aplicativo que traduz para diversas línguas gestuais. Possui mais de 2 mil gestos e 26 idiomas.

Hand Talk: é um tradutor de bolso para libras, que facilita a comunicação para pessoas com deficiência auditiva.

BioMob: é um guia digital para web e mobile com dicas de locais acessíveis, como restaurantes, bares, teatros, hotéis, praças, museus, e outros lugares. A plataforma tem mais de 1.000 endereços avaliados. O usuário também pode contribuir com fotos para auxiliar outras pessoas.

CittaMobi Acessibilidade: o aplicativo é acessível e ajuda na previsão de chegada do ônibus em tempo real, tudo isso baseado na estimativa da localização do ônibus.

WheelMap: um mapa online que marca lugares acessíveis para cadeirantes. Qualquer pessoa pode contribuir com informações dentro do aplicativo.

Be My Eyes: o aplicativo realiza uma conexão remota entre os usuários, onde uma pessoa com visão pode auxiliar uma pessoa cega por meio de uma chamada de áudio e vídeo. A pessoa com deficiência aponta a câmera para o que ela deseja saber e a pessoa com visão ajuda em diferentes situações, como combinar cores ou preparar uma refeição, realizando descrições e fornecendo indicações sobre aquilo que precisa saber.

LetMeTalk: é um aplicativo de comunicação que acontece por meio de toque em imagens na tela. Ele apoia a comunicação em todas as área da vida, fornecendo uma voz para o usuário. São mais de 9 mil imagens de fácil compreensão. Além disso, o app permite que você acrescente imagens que podem ser tiradas com o próprio tablet.

Viu como a tecnologia pode facilitar o seu dia a dia? Seja em tarefas rotineiras ou para auxiliar na comunicação, a tecnologia dá cada vez mais suporte à acessibilidade.

Publicações Relacionadas