O ensino híbrido é uma modalidade que veio para ficar. Por ser uma alternativa que alia a flexibilidade do ensino a distância e...
Doces ou Travessuras? Tudo que você ainda não sabe sobre a tradição do Halloween4 min read
“Ouça a minha voz, as minhas palavras e esqueça o que eu disse. Abençoe seu coração e sua mente. Esqueça esse momento, adeus mau pensamento”. Esse foi o feitiço que a bruxinha Sabrina, da série o Mundo Sombrio de Sabrina, usou para que seu namorado esquecesse que ela era uma bruxa. Mas, feitiços no dia do Halloween só se for para se transformar em bruxas, fantasmas e vampiros!
E o dia das Bruxas é ideal para colocar sua criatividade para trabalhar, se jogar no estilo gótico… suave ou não! Sabe aquela fantasia que você sempre quis usar, a roupa que combina com o clima de Halloween ou aquela maquiagem assustadora que você sempre quis fazer? Então, chegou a época ideal para você investir no seu look aterrorizante!
Afinal, como surgiu o Halloween?
No século XIX, imigrantes irlandeses levaram para os Estados Unidos suas histórias e tradições. Acredita-se que as primeiras manifestações do Halloween tenham surgido nos antigos festivais celtas, Samhain, que marcava a passagem de ano e a chegada do inverno.
Para o povo celta, o início do inverno representava a aproximação entre o mundo e o “Outro Mundo”, onde vivem os mortos. E para afastar os maus espíritos de suas casas, eles usavam símbolos que hoje são característicos do Halloween moderno.
Comemoração nos Estados Unidos e outros países
Nos Estados Unidos é comum encontrar crianças fantasiadas, batendo na porta da vizinhança dizendo: trick or treat? A frase significa doces ou travessuras em português, e também tem sido utilizada pelos pequenos no Brasil.
Como é tradição, os moradores das casas costumam ter doces e balas para oferecer às crianças. Além disso, a abóbora também é uma característica super importante do Halloween, os celtas costumavam esculpir rostos em legumes para iluminar o caminho de suas casas para os bons espíritos.
Hoje os hábitos do Halloween estão cada vez mais inseridos no Brasil. Como ir de porta em porta atrás de doces, enfeitar as casas com decorações assustadoras e a celebração com festas à fantasia.
Pode-se considerar que os cursos de idiomas foram grandes impulsionadores da cultura de festejar o Dia das Bruxas no país. Em muitas escolas a data é celebrada por fazer parte da cultura norte-americana.
No México, o Halloween e as datas seguintes são muito importantes. A festa deles equivale ao “Dia de Todos os Santos” e o “Dia de Finados”. No dia 1º de novembro eles celebram o dia dos santos inocentes, em que são homenageadas as crianças que morreram antes de serem batizadas.
No dia 2 de novembro é a maior comemoração do país, no “Dia de Los Muertos” as pessoas homenageiam seus entes queridos que morreram. Os túmulos são enfeitados com bebidas, comidas e flores. É uma festa muito animada e divertida, para relembrar aqueles que já foram.
No Brasil nós também temos uma data celebrada no mesmo dia do Halloween! É o Dia do Saci, introduzido no país em 2003, através do Projeto de Lei Federal n.º 2.762. A comemoração surgiu como uma alternativa à festa da cultura norte-americana para valorizar e conscientizar a população sobre a rica variedade cultural do folclore brasileiro.
Curiosidade sobre o Halloween
A data possui diversas superstições e curiosidades, afinal, é um dia considerado místico e assustador.
1. Ver uma Aranha é um bom sinal, alguns acreditam que seja o espírito de um ente querido que está cuidando de você.
2. Crianças consomem cerca de 7000 calorias no Dia das Bruxas, isso somente pelo esforço de ficarem batendo de porta em porta na busca pelos doces.
3. Os americanos podem consumir até 2kg de doces nesta época.
4. Nos EUA, o Halloween é o segundo feriado mais rentável para o comércio, perdendo somente para o Natal.
5. O costume de comer doces vem dos “bolos de alma”. Em 1200, na Europa, esses bolos eram feitos com especiarias e a ideia era oferecê-los aos mortos para homenagear e distrair os fantasmas.
6. As cores mais comuns do Halloween possuem significados distintos. O laranja representa vitalidade e força, os celtas acreditavam que os espíritos sugam a energia de quem usava essa cor. O preto é predominante dos magos, bruxas, feiticeiras e o roxo é a cor da magia dessa data.
Agora que você sabe mais sobre o Halloween, use a sua criatividade e invista na fantasia mais assustadora para curtir essa data! Mas, se você é do tipo que prefere ficar em casa no Dia das Bruxas, um filme de terror pode ser uma boa opção! Aproveite os doces e as travessuras!
Publicações Relacionadas
Empreender na faculdade
A faculdade é um período de grande aprendizado e crescimento, tanto pessoal quanto profissional. Esse é um momento ideal para explorar novas ideias,...
Consciência negra é um termo utilizado para expressar a percepção histórica que os negros têm de si mesmo. 20 de novembro, é comemorado...