Cosméticos essenciais para o verão
O verão está chegando e, com ele, a necessidade de cuidar da pele de forma adequada. A exposição ao sol, o calor e...
Com mais de 150 elementos entre músculos, articulações e ligamentos, os pés são, literalmente, a base do nosso corpo. Veja como manter a saúde dos pés em dia nesse texto.
Antigamente, os pés eram extremamente exigidos durante as caças em terrenos irregulares e sem nenhuma proteção. Com a evolução do homem, os sapatos viraram itens indispensáveis, fazendo com que o pé perca parte da sua funcionalidade pela falta de uso. Ou seja, a proteção constante com chinelos, tênis e sapatos rígidos, fizeram com que o pé não precise fazer o esforço que fazia há milênios.
Essa falta de esforço e de uso de alguns dos 150 elementos que fazem parte da estrutura do pé, acabam desencadeando uma série de problemas relacionados a esse membro tão importante.
Dentre elas joanetes, esporão, fascite, pé de atleta, unha encravada, rachaduras, entre outras. Para manter a saúde dos pés em dia, é preciso tomar alguns cuidados.
Primeiramente é preciso entender sobre os tipos de pés, que podem ter 3 formatos variados. Ainda assim, nenhum formato indica má formação ou alguma doença. Pelo contrário, os pés, naturalmente, podem ser chatos, neutros ou cavos.
Esse tipo de pé possui o arco mais suave, suportam o peso do corpo de forma mais equilibrada e trazem uma melhor adaptação para os diferentes tipos de calçados.
Nos pés cavos o arco é acentuado podendo ter partes que sequer tocam o solo. Normalmente eles sobrecarregam alguma parte do pé e pode gerar desconforto de acordo com o solo ou tipo de calçado.
Também conhecidos como planos, os pés chatos são os pés cujas plantas quase não fazem arco e tocam o chão por inteiro. Dessa forma, a distribuição de peso também é uniforme e equilibrada, porém, alguns sapatos podem apresentar desconforto.
Assim como há diferentes tipos de pés, há pisadas distintas e que, normalmente, possuem correlação. Pés neutros normalmente possuem pisada normal; pés cavos têm pisada supinada; e pés chatos possuem pisada pronada.
Isso quer dizer que a pisada neutra mantém o calcanhar alinhado com a perna, enquanto a pisada pronada projeta o tornozelo para o lado de dentro e a pisada supinada projeta o tornozelo para fora.
Para evitar sentir desconfortos ou desenvolver problemas ortopédicos, é preciso tomar alguns cuidados que podem ser básicos ou complexos.
Definitivamente a forma mais fácil de melhorar a saúde do pé é usando a natureza a seu favor. O uso do calçado faz com que o pé acabe “compensando” e ajustando a pisada. Apesar de o arco do pé ser determinado geneticamente, andar descalço em terrenos irregulares promove um trabalho em toda a musculatura. Dessa forma, é possível diminuir a compensação da pisada apenas andando descalço.
Isso se aplica ainda mais na infância, já que o pé ainda está em desenvolvimento.
Por mais que pareça simples, nem sempre é feito com eficiência. Isso porque os pés precisam ser bem lavados com água e sabão, mas principalmente, bem secos. A secagem deve ser feita com especial atenção entre os dedos, já que é a partir dali que se desenvolvem problemas como frieiras e chulé. Ainda mais no inverno, onde o pé fica por muito tempo abafado com calçados quentes e meias, facilitando a proliferação de fungos.
Vale lembrar que a hidratação não pode ser confundida com umidade, já que uma traz benefícios enquanto outra só ajuda a desenvolver problemas.
Mais do que conforto, as meias e sapatos precisam seguir alguns pré requisitos que ajudam na saúde dos pés. Quando falamos em meias, é preciso se atentar ao material: as meias de algodão devem ser prioridade. Dessa forma, ela absorve o calor e impede que o pé fique úmido, fugindo assim, dos fungos.
Já os sapatos, é importante lembrar que o conforto deve acontecer desde o primeiro momento, e não esperar que lasseie. Um forma de garantir isso, é provando sapatos no final do dia, quando os pés estão mais inchados e poderão ajudar a identificar conforto e desconforto. Além disso, é imprescindível que sapatos, meias e pés respirem ao final do dia e que não repita os itens em dias consecutivos.
Apenas quem já sofreu com unha encravada sabe a importância desse cuidado. O corte das unhas dos pés deve ser sempre quadrado, removendo só as pontas e mantendo os cantos. Dessa forma, previne que a unha cresça contra a pele e encrave, deixando o caminho aberto para fungos, bactérias e infecções. Outro cuidado importante é utilizar materiais esterilizados e manter a unha com esmaltes claros, para que, caso ocorra a presença de fungos, seja facilmente identificado.
É importante também lembrar a diferença entre pedicure e podólogo, para que cada um atue apenas na sua área de conhecimento.
Como mencionado, os sapatos dão descanso para alguns dos 150 elementos dos pés, tornando-os sedentário e inativo. Para evitar que os pés desenvolvam problemas por falta de uso, você pode (e deve) fazer um treinamento de 5 a 10 minutos diários.
Com 3 atividades você já consegue manter o pé ativo e em pleno desenvolvimento:
Apesar de parecer apenas um afago, a massagem possui diversos benefícios que são essenciais para manter a saúde em dia. Isso porque a pressão exercida em determinados pontos do pé, produz efeito em todo o corpo. Esses efeitos vão desde alívio de tensão à melhora na circulação, aumento de vitalidade e redução de problemas físicos e emocionais.
No entanto, não basta sair massageando os pés, é preciso conhecer cada ponto, efeito e como fazer essa massagem.
Vale ressaltar a importância de realizar procedimentos relacionados à saúde dos pés com um podólogo, que é o profissional certificado.
No entanto, todos esses cuidados não garantem que a saúde do pé estará 100%, por isso, é importante se manter sempre atento aos sinais. Normalmente pés com calos, vermelhidão e até chulé podem indicar problemas de saúde ou outras disfunções que precisam ser cuidadas.
O verão está chegando e, com ele, a necessidade de cuidar da pele de forma adequada. A exposição ao sol, o calor e...
Você já parou para pensar como a forma como você trabalha pode afetar sua saúde e produtividade? A ergonomia é a ciência que...
Você sabe o que fazer em caso de um acidente doméstico? Ter conhecimento em primeiros socorros pode fazer toda a diferença, salvando vidas...
Novo Post!