A simpatia e o sorriso radiante de Dona Maria de Fátima Corrêa, denunciam fácil o talento para o delicado e importante trabalho que há cinco anos escolheu exercer: ser cuidadora de idosos.

Depois de abandonar a carreira como designer de móveis, D. Maria foi ao encontro de um antigo desejo. Começou a visitar asilos e abrigos para idosos e fazer companhia para os pacientes. Em pouco tempo tornou-se a visita mais esperada da semana. Com tantos fãs conquistados, D. Maria decidiu que iria se dedicar a carreira de cuidadora.

Há quase dois anos ela é a alegria do casal Lourival e Valmira da Silva, ambos com 77 anos. Após um acidente vascular cerebral (AVC), D. Valmira passou a depender de cuidados especiais. E foi mais uma vez, o jeito carinhoso e alegre de D. Maria, que conquistou os dois. “Ela sempre chega aqui sorridente. Está sempre disponível”, afirma Seu da Silva.

Embora, com todo carisma e dedicação, D. Maria sentia necessidade de mais conhecimento técnico. Em junho deste ano se inscreveu no Curso de Cuidador de Idosos, oferecido em Florianópolis, pelo Senac Saúde e Beleza, através do Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC. “Eu tive uma sequência de conhecimentos. E o principal foi aprender a interpretar todos os sinais que o idoso demonstra e saber como tratá-los da melhor maneira”, conta a cuidadora que se emociona ao falar sobre a responsabilidade e satisfação que é melhorar a qualidade de vida das pessoas na terceira idade. Enquanto segura forte as mãos de D. Maria, o casal conclui “A Maria é nosso tesouro”.

Publicações Relacionadas