Não é de hoje que a indústria da beleza sempre buscou a juventude e não o envelhecimento. No entanto, um movimento global conhecido como Ageless (sem idade, em tradução livre) está mudando não só a forma de pensar, como também de criar novos cosméticos e itens de autocuidado para mulheres de todas as idades. 

Assim, envelhecer bem para esta consumidora ativa, consciente, ousada e conectada ganhou um novo significado. Então, neste contexto, ter uma aparência saudável se tornou muito mais que estética.  O mercado global de cosméticos anti-envelhecimento, por exemplo, deve atingir 60,26 bilhões de dólares em 2026, de acordo com dados da Fortune Business Insights. E isso significa novas oportunidades no mercado de beleza e cuidados pessoais.

“O movimento Ageless busca mostrar que as pessoas não precisam e não devem viver em categorias separadas pela idade. Os tempos mudaram e, hoje, as mulheres de 60 anos são ativas, algumas estão no mercado de trabalho, se preocupam com a saúde, com o físico e beleza. E, desta forma, o mercado de beleza precisa acompanhar esta evolução”, afirma a Larissa Maia de Barros, farmacêutica e professora da Faculdade Senac Brusque.

Ageless: beleza sem idade

E ao contrário do que muita gente pensa, o Ageless não prega a ideia de fazer o tempo voltar atrás. Muito pelo contrário: o conceito está no bem-estar, autocuidado e uma aparência saudável para mulheres de qualquer idade.

Com o avanço tecnológico, na medicina e estética, a longevidade impactou essa mudança de mentalidade, traduzindo este movimento global em produtos e serviços específicos. Dos cuidados com a pele e cabelos até itens para melhoria da qualidade de vida. Tudo com o conceito de “positive aging”, ou seja, um processo de envelhecimento positivo e saudável. 

 “O mercado da beleza está em constante evolução. E as inovações existem para oferecer cada vez mais benefícios, para que todos tenham a capacidade de manter a pele bonita e cuidada”, acredita Larissa.

Tendências em alta

Desse modo, novas tendências de beleza entraram em pauta. Isso porque as mulheres 50+ já não se contentam mais em serem apenas mães e avós tradicionais: envelhecer bem ganhou um novo significado.

Assim, nos últimos anos, a indústria de cosméticos e higiene pessoal passou a olhar com mais atenção para as oportunidades deste mercado em expansão. Portanto, percebeu que era fundamental inovar e encontrar novas maneiras de se comunicar com essa consumidora. Consequentemente, novas tendências surgiram ao lado do movimento Ageless, entre elas:

  • Pró-aging: o anti-aging dá espaço ao pró-aging – com uma proposta “a favor da idade”. Ou seja, segue a ideia de que é possível manter a pele saudável em todas as fases da vida. Portanto, entram em cena formulações com hidratantes potentes e antioxidantes que tratam a pele em qualquer idade. 
  • Skincare: o autocuidado virou moda, especialmente durante a pandemia. E muitas mulheres perceberam que, com o passar o tempo, o corpo deixa de produzir substâncias importantes, como colágeno, por exemplo. Então, o skincare ganhou aliados poderosos para manter a pele com brilho e elasticidade. Especialmente com o boom de ativos como ácido hialurônico e vitamina C.
  • Slow beauty: consumidores mais conscientes investem em produtos desenvolvidos de maneira sustentável e com ingredientes de origem natural.  Certamente, isso significa usar menos itens na rotina diária de beleza para diminuir o consumo e o desperdício.
  • Tecnologia em cosméticos: a inteligência artificial está presente em apps e sistemas que são capazes de personalizar cada vez mais os produtos. Com isso, é possível mapear problemas de pele, pH e muitos outros quesitos. Tudo isso para elaboração de itens customizados de acordo com as reais necessidades das clientes.  

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