Programa Alimentos Seguros: segurança alimentar para seu negócio
Por meio do Programa Alimentos Seguros (PAS), o Senac SC trabalha para garantir a segurança alimentar nos estabelecimentos de gastronomia. Com capacitações e...
Saborear uma receita caseira no almoço do fim de semana é tudo de bom, não é mesmo!? Se você já está imaginando o cheirinho de um prato com feijão cremoso e arroz soltinho saindo pela cozinha, prepare-se para colocar as mãos na massa.
Para tornar essa tarefa ainda mais apetitosa e certeira, confira os 7 truques infalíveis que selecionamos juntamente com Flávia Busch Gorz, nutricionista e professora dos cursos de graduação e pós-graduação do Senac.
Essa é uma dúvida que ultrapassa gerações, porém, sua resposta é mais simples do que parece. Ao cortar esse vegetal, um componente lacrimogêneo – ácido sulfínico – é liberado, o que provoca a irritação nos olhos.
Para dar um fim às lágrimas, coloque a cebola de molho em água fria por 30 minutos antes de picá-la. Se conseguir, realize os cortes dentro de uma tigela com água. Além disso, utilize uma faca com lâmina bem afiada, assim, a cebola é fatiada – não amassada – e a substância é liberada em menor quantidade.
Para garantir um prato perfeito, opte por uma marca de qualidade, com grãos inteiros e perolados. Na hora de cozinhar, adicione duas xícaras de água para cada xícara de arroz, mantendo o fogo em temperatura média.
Se precisar adicionar mais líquido, use água quente. É importante manter a temperatura constante do início ao fim do cozimento.
Essa é uma ótima dica para evitar desperdícios: lave os alimentos, seque bem e guarde em um saco ou pote fechado com um papel toalha dentro. Mantenha esse recipiente na pare inferior da geladeira por no máximo 2 semanas.
Quer preparar um bife suculento? Em primeiro lugar, escolha o corte certo. Alcatra, fraldinha, filé mignon e contra filé são ótimas opções. Para o preparo, use manteiga e azeite em porções iguais e suficientes para besuntar a frigideira, adicionando o bife somente quando a gordura estiver bem aquecida.
Para uma crosta crocante e interior suculento, só mexa a carne na hora de virá-la. Paciência e nada de furinhos, aguarde ao menos 2 minutos para cada lado.
Espaço é palavra de ordem. Escolha uma panela grande e alta, ferva a água e adicione o macarrão. A porção ideal é de um litro de água para cada 100 gramas de massa. Assim que levantar fervura, comece a mexer para impedir que os fios grudem na panela. Quando a massa estiver cozida e firme, desligue o fogo e escorra a água.
A dupla inseparável do arroz não poderia ficar de fora das nossa lista. Para garantir o sabor e maciez, use somente grãos novos, deixando de molho por 10 horas antes de cozinhar. Para um toque especial, adicione folhas de louro, cominho, tomilho ou coentro, conforme sua preferência.
Uma gema perfeita requer um tempo de cozimento adequado. Quando a água ferver, coloque o ovo e deixe por 5 minutos para gema mole, 7 minutos para cremosa e 10 minutos para totalmente cozida.
Gostou das nossas dicas e quer saber mais? Clique aqui e confira nossas opções de cursos na área de gastronomia com inscrições abertas.
Por meio do Programa Alimentos Seguros (PAS), o Senac SC trabalha para garantir a segurança alimentar nos estabelecimentos de gastronomia. Com capacitações e...
Quando se fala em gastronomia, muitas vezes nos concentramos em sabores, aromas e apresentações. No entanto, a textura dos alimentos desempenha um papel...
A gastronomia é uma arte que combina criatividade, técnica e paixão, e uma carreira neste setor é o sonho de muitas pessoas. Se...
Novo Post!