CLT ou PJ: o que levar em conta?
Na hora de decidir sobre a forma de contratação, muitos profissionais se deparam com a dúvida: vale mais a pena trabalhar com carteira...
Os desafios impostos nesse momento são muitos. Em todas as áreas foram necessárias adaptações, mudanças, novos olhares. Para quem lidera nessa pandemia, seja uma equipe, um negócio, é necessário flexibilidade, olhar atento, humanidade e valores sólidos para enfrentar essa realidade.
Em tempos de home office, de incertezas profissionais, crise na saúde e confinamento, os profissionais precisam de lideranças que os deixem confiantes, seguros e motivados. Como fazer isso? Esse é o desafio!
Segundo o Índice de Confiança Robert Half (ICRH), 61% dos profissionais ouvidos em uma pesquisa apontam a motivação como um fator preocupante e sensível nesse momento. Por isso, muitos líderes e liderados têm sofrido com essa mudança brusca na forma de trabalhar. Mas, é possível melhorar esse cenário.
Para que todos tenham um ambiente profissional mais acolhedor, leve, produtivo, é preciso que o líder assuma essa função motivadora diante da sua equipe. E algumas atitudes no dia a dia já podem contribuir para que a equipe sinta-se mais engajada e confiante nesse período.
Demonstrar seu lado humano e solidário é fundamental para que sua equipe se sinta acolhida. É importante que uma liderança, seja em crise ou não, tenha como pilar a empatia. Se você é líder mostre suas vulnerabilidades também, troque experiências pessoais com sua equipe. E procure ouvi-la, manifeste interesse pelo que cada um sente nesse momento atípico. Lembre-se todos são seres humanos com medos e preocupações, sua liderança não pode ignorar isso.
Nesse momento de trabalho remoto, a liderança tem de ser efetiva e objetiva nas demandas. É preciso que a equipe tenha metas bem definidas, assim como os prazos para cumpri-las. Seja transparente na sua gestão e reforce a importância de cada membro do time para o sucesso da empresa, do setor. Ou seja, alinhe as expectativas de cada colaborador e estabeleça metas possíveis de atingir dentro da realidade. Estimule sua equipe!
O momento é de empatia e acolhimento como já falamos. Por isso, a liderança precisa pensar que ao final desse período de pandemia, é importante trabalhar para que seu time saia com saúde mental, emocional e física em dia.
Dedique parte do tempo para conversar individualmente com seus colaboradores. Procure manter-se próximo e ofereça apoio no que for possível. Essas atitudes fazem com que a equipe sinta-se importante e parte integrante da empresa.
Quer aprimorar a gestão e liderança na pandemia, e depois dela? Ou quem sabe se qualificar para pleitear um cargo de gestão? Conheça nossos cursos de Pós-graduação que vão te ajudar a aprimorar características fundamentais para essa função.
Na hora de decidir sobre a forma de contratação, muitos profissionais se deparam com a dúvida: vale mais a pena trabalhar com carteira...
Nos últimos anos, o conceito de blended learning (ou ensino híbrido) ganhou destaque no ambiente corporativo, transformando a forma como as empresas treinam...
A gastronomia é uma arte que combina criatividade, técnica e paixão, e uma carreira neste setor é o sonho de muitas pessoas. Se...
Novo Post!