Cosméticos essenciais para o verão
O verão está chegando e, com ele, a necessidade de cuidar da pele de forma adequada. A exposição ao sol, o calor e...
Terapia e artes plásticas podem parecer coisas muito diferentes, mas juntas elas criam os métodos da arteterapia. Com o propósito de prevenir e tratar sintomas da saúde mental, essa opção tem sido bastante adotada por pessoas de diferentes idades. Mas você sabe como ela funciona e quais benefícios pode trazer para a sua saúde? Apesar do método ser considerado inovador, ele já faz parte da medicina há cerca de setenta anos. Ajudando a controlar emoções e desvendar formas de trabalhar a mente em diferentes situações.
Pelas mãos da médica Nise da Silveira, a arteterapia revolucionou o campo da psiquiatria no século XX. Afinal, foi com esse tratamento que iniciou o processo de humanização dos antigos manicômios e sanatórios. Diferente do isolamento e métodos agressivos adotados até então, Nise usou a pintura como uma maneira dos pacientes expressarem sentimentos. Como resultado, o método é usado até hoje, tanto como uma aliada a tratamentos quanto uma forma de contribuir para prevenção.
Assim como o próprio nome indica, a arteterapia busca melhorar a saúde mental de pessoas por meio das artes plásticas. Em outras palavras, com a pintura, a dança e a escrita, por exemplo, o paciente começa a expressar sentimentos e, assim, aparecem alguns incômodos. Juntamente com o teraupeuta ele tem a chance de refletir e trabalhar aspectos que até então estavam inconscientes, encontrando formas de enfrentá-los no dia a dia.
Pintura, música e dança são formas de expressão muito eficientes. Ao mesclar estes recursos com a terapia, é possível melhorar a saúde mental e, ao mesmo tempo, exercitar a forma como você se comunica com as pessoas ao seu redor.
O principal diferencial da arteterapia é a possibilidade de expressar sentimentos e incômodos de maneira interativa. Inserindo as artes plásticas nas consultas, o paciente acaba garantindo momentos relaxantes e desconectados da sua rotina.
Certamente você já ouviu alguém falar que todos deveriam fazer terapia, justamente porque essa prática consegue aliar muitos benefícios à saúde mental. E com a arteterapia não é diferente! Ao exercitar a exposição dessas emoções, você acaba tendo mais facilidade em fazer o mesmo nas próprias relações também.
Os diferentes métodos que a arteterapia busca nas artes plásticas exercitam também a concentração e criatividade do paciente. Dessa forma, essas características são aplicadas na sua própria personalidade e forma de lidar com as situações do dia a dia.
Exercitando a comunicação e o acesso aos incômodos e sentimentos, o paciente acaba observando melhorias nas suas relações interpessoais. Principalmente por aprender a demonstrar mais as suas vontades e percepções durante as sessões de arteterapia.
Cuidando da saúde mental e mantendo a mente ativa, todo o organismo acaba sendo beneficiado. Por isso, assim como a arteterapia, outros métodos que contribuem para a saúde mental são buscados com o objetivo de ter mais qualidade de vida.
O verão está chegando e, com ele, a necessidade de cuidar da pele de forma adequada. A exposição ao sol, o calor e...
Você já parou para pensar como a forma como você trabalha pode afetar sua saúde e produtividade? A ergonomia é a ciência que...
Você sabe o que fazer em caso de um acidente doméstico? Ter conhecimento em primeiros socorros pode fazer toda a diferença, salvando vidas...
Novo Post!