O turismo de experiência vai além dos roteiros que priorizam somente a visita a pontos turísticos famosos. Esse tipo de experiência permite que o turista vivencie a união de atividades tradicionais das regiões com experiências históricas, culturais, gastronômicas e de saúde. 

Essas oportunidades que o turismo de experiência oferece são perfeitas para se aprofundar na região e nos costumes locais do lugar visitado. Elas também dão chance para que o turista explore melhor uma cidade que já conhece, explorando novas atrações que aquele lugar tem para oferecer.

Nosso país é muito rico, tanto em território quanto em diversidade cultural, fatores que permitem a exploração do turismo de experiência de diversas formas, o que é possível confirmar pela informação do Conselho Mundial de Viagens e Turismo que afirma que o setor contribuiu com 8% do PIB nacional em 2018.

 Do sul ao norte, temos uma culinária incrível e variada, e as mais diferenciadas paisagens, um litoral belíssimo, florestas maravilhosas, serras e planaltos que diversificam (e MUITO) o turismo no Brasil.

Conheça os tipos de turismo de experiência

Turismo de Saúde

As viagens por si só permitem inúmeros benefícios para a saúde física e emocional. Mas o turismo de saúde surgiu pela busca das pessoas em melhorar a qualidade de vida, com a prevenção e cura de doenças e a busca pela estética ou bem-estar. 

O turismo de saúde está focado em atividades para fins terapêuticos, estéticos e médicos e o turismo de bem-estar trata-se de cuidados para reduzir o estresse e a prevenção de doenças. Estas áreas incluem espaços como clínicas médicas, spas de relaxamento, terapias e retiros espirituais. 

Em Santa Catarina, temos diversas cidades com águas termais como na Grande Florianópolis, Encantos do Sul, Vale do Contestado e Grande Oeste. Essas regiões são amplamente conhecidas pelos hotéis e piscinas que dão acesso à essa atração turística. Há quem diga que as águas termais possuem inúmeros benefícios, tais como a reposição de sais minerais e antioxidantes, hidratação da pele e o alívio de dores e doenças crônicas, e por isso se tornam desejo de visitantes que estão atrás desses fins terapêuticos. 

Turismo Gastronômico

Em alguns destinos a gastronomia é a atração principal, onde todas as atrações do local são voltadas à degustação de pratos típicos ou ainda acompanhar o processo de produção de algum produto específico da região.

O Brasil é presenteado com a sua diversidade gastronômica em todas as regiões.  Como por exemplo, o Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, que possuem as famosas visitas em vinícolas.

Turismo Cultural

O turismo cultural oferece passeios pela região para entender mais sobre os seus costumes e cultura do local. Esse tipo de visitas de pontos característicos da cidade apresenta elementos como complexos arquitetônicos, monumentos ou símbolos de natureza histórica.

Um dos grandes exemplos em Santa Catarina é Blumenau, uma cidade que possui fortes influências da cultura alemã, e fomenta diversas atrações locais que permitem uma verdadeira imersão na sua cultura. 

Turismo Ecológico

E a natureza não está de fora. Tem viagem para todos os gostos, dos apaixonados por experiências ecológicas aos que têm o espírito aventureiro e utilizam o patrimônio naturalpara trilhas, caminhadas ao ar livre, atividades aquáticas e cavalgadas.

O turismo ecológico é a experiência voltada para essas pessoas que amam passeios envolvendo as paisagens naturais, buscando também preservar o meio ambiente e criar uma aproximação do homem com a natureza.

O Parque Unipraias, em Balneário Camboriú, é um exemplo de cidade litorânea que oferece um turismo ecológico

Plataformas que incentivam o turismo

Algumas plataformas digitais contribuem para as experiências de turismo no país, principalmente as de hospedagens e caronas. Tudo isso colabora na geração de emprego, renda e no desenvolvimento econômico das regiões turísticas. 

Airbnb

A plataforma on-line oferece serviço para as pessoas anunciarem e reservarem acomodações, pode ser desde um quarto até a residência inteira. Agora, a plataforma oferece um espaço específico para experiências e são várias!  É uma atividade que procura integrar o viajante e o anfitrião do local com a apresentação da cidade, da cultura, de atrações que não são tão típicas, guiadas pelos moradores. Por exemplo, você pode encontrar sugestões como aula de massa artesanal com a vovó, ou história da música e turnê cultural com um DJ.

Se estiver a fim de se jogar no mundo, essa pode ser uma alternativa para viver uma experiência única!

BeLocal Exchange

A proposta do site é trocar de casa com outra pessoa durante as férias sem pagar nada. O usuário se cadastra e pesquisa casas de acordo com o seu interesse. A troca pode ser feita para os finais de semana, feriados ou uma temporada.

Imagine que você deseja conhecer a Califórnia e poder fazer isso apenas trocando de casa com alguém que tenha interesse em ficar na sua. Conhecer uma nova região ou cidade através do lar de outra pessoas, tendo a história dela em um local para conhecer. Parece uma experiência e tanto!

Quem nunca acompanhou a comédia romântica, O Amor Não Tira Férias, mal sabe o que pode estar perdendo!

BlaBlaCar

O BlaBlaCar é uma comunidade de viagens compartilhadas, que conecta motoristas e passageiros que vão para o mesmo destino para dividirem os custos de viagem. 

Além de unir o útil ao agradável, a viagem permite que você compartilhe histórias e receba dicas sobre o destino da viagem. Experimente, economize e não se arrependa. 

Além de conhecer novos locais, o turismo de experiência também permite um aprofundamento em cidades que você já conhece e pode explorar de novas maneiras. Com o final do ano e as férias chegando, já pensou em organizar o seu turismo de experiência?

Se você tem interesse na área de turismo, conheça o nosso programa que busca resultados para o desenvolvimento do setor: Programa Senac Turismo!

Publicações Relacionadas