A gestação é o momento dos preparativos para a chegada do bebê, e junto surgem muitas mudanças na família. Para a futura mamãe, as mudanças são ainda maiores, pois seu corpo se transformará ao longo do período da gravidez. 

É importante iniciar os cuidados com a pele logo nas primeiras semanas da gravidez, para evitar o surgimento de algumas alterações indesejáveis no corpo. Por isso, trouxemos algumas dicas para as futuras mamães que desejam dar uma atenção especial à pele.

Hidratação da pele

Durante a gestação, a mulher passa por um processo de estiramento da pele por conta do crescimento do bebê, e a falta de hidratação pode causar as estrias. Depois que elas se formam na pele, são mais difíceis de remover.

Além disso, alterações hormonais e predisposição genética também são fatores que influenciam no seu surgimento. Mas, em alguns casos, também há tratamentos pós-gravidez que ajudam a melhorar o quadro.

Para ajudar na prevenção, a futura mamãe deve cuidar da hidratação da pele com óleos naturais e cremes indicados para gestantes, aplicando todos os dias, sempre após o banho, que é quando a absorção é mais fácil.

Os cuidados com a hidratação da pele podem ser reforçados no outono e no inverno, quando predominam dias mais secos. Para manter a hidratação, pode-se usar água termal, óleo vegetal e cremes hidratantes a base de manteiga de karité, glicerina e óleo de amêndoas. Além disso, também deve-se evitar banhos muito quentes e demorados, que provocam o aparecimento de lesões por ressecamento.

Cuidado com a exposição ao sol

Os melasmas são manchas escuras que surgem na pele e são muito comuns durante a gravidez, principalmente no rosto.

A tendência ao aparecimento de manchas acontece por conta do estímulo de hormônios, que aumenta com a exposição ao sol, sendo o uso do filtro solar o tratamento mais indicado como prevenção dos melasmas. 

Nesse período, o filtro solar será um dos melhores amigos da gestante. Após a gravidez, a pigmentação também pode regredir de forma natural.

Alimentação saudável

Uma pele bonita também está ligada a uma alimentação balanceada. Isso porque os alimentos, fontes de nutrientes e vitaminas, contribuem também para uma pele mais saudável.

A dieta equilibrada, além de auxiliar a suprir as necessidades nutricionais da mãe e do bebê e  beneficiar o período de amamentação, contribui para que o ganho de peso seja controlado e gradual. Para auxiliar a nutrição durante a gravidez, é comum o médico obstetra que acompanha o pré-natal indicar o consumo de polivitamínicos.

Massagem e drenagem linfática

Os famosos “furinhos” na pele incomodam à todos. E na gestação, não é diferente! Na gravidez, a celulite pode piorar por causa do aumento da retenção de líquidos, pelo acúmulo de mais tecido gorduroso e pela tendência de realizar menos exercícios durante os nove meses.

Para melhorar o surgimento da celulite, podem ser realizadas massagens associadas a drenagem linfática. Além de relaxante, esse procedimento ajuda a reduzir a retenção de líquidos e melhora a circulação sanguínea. O procedimento pode ser feito após o quarto mês de gestação e com a indicação do médico. 

Limpeza da pele

As alterações hormonais no período de gestação normalmente tendem a deixar a pele mais oleosa, o que facilita o surgimento de espinhas e cravos. Mesmo que diminua após a gravidez, é interessante apostar na limpeza diária da pele, com sabonetes específicos para o rosto e tônico facial, além de lavar o rosto com água fria. 

E lembre-se, para ter os cuidados necessários durante toda a gestação é fundamental realizar o pré-natal. Nessas consultas, além de ser avaliada a saúde de mãe e filho, é possível tirar todas as dúvidas sobre a gestação e obter mais orientações em relação aos cuidados com a pele também. 

Se você gosta de cuidar da pele e quer aprimorar seus conhecimentos na área de saúde e bem-estar, conheça nossos cursos.

Publicações Relacionadas