Se você deseja manter sua mente ativa, esqueça as palavras cruzadas. Brincadeiras à parte, as palavras cruzadas podem ser um ótimo exercício, desde que sejam realmente um desafio. Neste sentido, não estamos falando somente em dificuldade, mas sim de ser uma tarefa nova que exija um esforço da sua mente.

Segundo pesquisadores de neurociências da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a acomodação é um dos piores fatores para a longevidade, já que para manter a mente ativa é preciso estímulo com novas experiências. Por isso, as palavras cruzadas podem ser ótimas no início, mas depois que você aprende e se adapta a resolver os desafios, elas acabam se tornando apenas um exercício rotineiro e deixam de ser desafiadoras.

Nosso país terá uma das maiores prevalências de Alzheimer na América Latina, segundo dados da OMS. Para evitar esse tipo de doença, é importante se manter intelectualmente ativo e fazer com que alguns hábitos façam parte do nosso dia a dia. Aprenda coisas novas, desafie o cérebro diariamente. Ter a mente ativa é importante para uma longevidade saudável, afinal, sua mente precisa de cuidados tanto quanto seu corpo. Além do aprendizado constante, outros fatores são essenciais para manter a mente saudável, como:

  • Praticar atividade física regularmente;
  • Ter uma alimentação saudável, com bastante variedade de carnes, vegetais e gorduras saudáveis;
  • Ter um sono controlado, nem pouco nem muito, mas a quantidade que seu corpo precisa para descansar;
  • Escutar música, ela ativa todas as partes do cérebro, tanto para quem escuta quanto para quem toca um instrumento;
  • Desligar sua mente em alguns momentos do dia, ansiedade e stress são tóxicos para o cérebro.

Além disso, existem alguns exercícios diários que podem ajudar a exercitar mais ainda sua mente, confira alguns deles:

1) Escove os dentes com a outra mão

Pode parecer uma atividade trivial do seu dia a dia, mas quando realizada de outra forma estimula muito mais o seu cérebro, pois você é obrigado a utilizar o lado contrário dele para realizar a tarefa.

2) Coloque novidades na sua rotina

Se você costuma levantar, trocar de roupa e tomar café, por exemplo, troque a ordem, faça primeiro o café e depois troque-se. Isso pode ser feito com outras atividades, como levar o cachorro para passear em outros locais, incluir novos alimentos no seu café da manhã, o importante é ter uma novidade. Novas tarefas ativam grandes áreas do córtex, ocasionando grandes níveis de atividades cerebrais em várias partes distintas. Esse efeito diminui quando alguma atividade se torna rotineira ou automática, por isso, varie sua rotina.

3) Experimente alimentos tampando o nariz

Como a maior parte do paladar depende do olfato, fazendo isso você estimula outros sentidos e utiliza diferentes circuitos cerebrais, podendo perceber novas texturas e consistências.

4) Exercícios neuróbicos musicais

Leia um livro em voz alta, depois tente contar a história sem ler, cante e ouça uma música e tente adivinhar os instrumentos. Cantar e ler em voz alta, além de liberar endorfina, promovem a interação entre o lado direito e esquerdo do cérebro, ativando circuitos que quase não são usados.

5) Mude as coisas de lugar

Altere os ícones da pasta de trabalho, reorganize seus livros na estante, estacione o carro em lugares diferentes, mude os objetos da sua casa de lugar. Ao mudar a localização de objetos familiares, aqueles que você normalmente pega sem pensar, você reativa as redes de aprendizado espacial. Áreas visuais e sensoriais do cérebro voltam a funcionar para reajustar mapas internos.

Gostou das dicas? Você pode testar outras formas de manter a sua mente ativa, como alguns aplicativos de celular. Coloque em prática e não deixe de exercitar sua mente!

Publicações Relacionadas