A área de beleza e saúde é sempre uma das que mais cresce no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), nos últimos cinco anos esse mercado cresceu cerca de 567%. Juntamente com esse crescimento, aumenta o número de profissionais requisitados no mercado de trabalho, que subiu de 72 mil para 480 mil profissionais para atuação na área.

Em 2019 a perspectiva de crescimento é de 1,5% a 2% em comparação ao ano passado. O mercado de estética não é sazonal, ou seja, não depende de certas épocas do ano para ter um retorno positivo com os mais diversos setores por ele abrangidos. Para isso, é preciso atender as expectativas das dos clientes, oferecendo os serviços mais adequados conforme a época do ano. Isso mostra como o mercado de estética é promissor, por ter possibilidade de rentabilidade de maneira irrestrita. Por isso, este mercado se apresenta como uma boa opção para se investir seja como empreendedor ou em especializações para atuar na área.

Formação

Para ser um bom profissional da área busque cursos com fundamentos sólidos, que aliem conhecimento teórico e prático. Procure instituições que ofereçam boas estruturas de laboratórios que promovam o  aprimoramento e especialização das habilidades técnicas e científicas. Outro ponto importante a ser observado, é o desenvolvimento pessoal aspecto essencial para profissionais que  trabalham diretamente com o público, ainda mais quando se tratam de atividades voltadas à  imagem e beleza das pessoas.

Áreas de atuação

Como citado acima, o mercado de estética oferece procedimentos que funcionam nas mais diversas estações do ano. Eles podem ser realizados dentro de diversas áreas como atendimento domiciliar, spas, clínicas, centros estéticos, salões de beleza, consultórios, hospitais, academias de ginástica, indústria cosmética.Esses são apenas alguns exemplos de onde um profissional da estética pode atuar, mas por estar associado ao bem-estar das pessoas, esse mercado possibilita a abertura de  novos ramos e campos de atuação.

Tipos de formação

Existem três possíveis formações nessa área: técnico, tecnólogo e bacharel. Cada um possui suas especificidades e características, confira algumas delas:

box2

Alinhe a escolha do seu curso de acordo com as suas expectativas e objetivos de vida, isso vai ajudar muito no que você almeja na profissão. Procure o Senac SC e escolha a melhor opção de curso para você: http://senac.sc/8KxY0j

 

Publicações Relacionadas