A identidade visual de uma marca é o elemento gráfico que representa uma empresa, tornando-a única no mercado. Essa representação é uma forma de comunicação externa, que permite ao público identificar rapidamente seu negócio, além de transmitir confiança e credibilidade. Um logotipo bem definido agrega valor aos produtos ou serviços, contribuindo positivamente na reputação da empresa.

Mas essa identidade visual vai muito além do logo: abrange a aplicação dele, tipografias utilizadas pela marca, as cores que a identificam, normas de aplicação, entre outros. Todos esses elementos auxiliam no processo de padronização de vários itens, desde fachadas, papelaria, uniformes e até identificação de frotas. Disponibilizar o manual de identidade visual para um ou mais fornecedores garante que eles trabalhem sua marca corretamente.

Um bom manual de identidade visual deve conter alguns elementos fundamentais, são eles:

Introdução e Conceito

Inicialmente, contextualize o leitor sobre a história e criação da empresa, seus produtos e/ou serviços, perfil do público-alvo, diferenciais competitivos, posicionamento, etc. Esse ponto é muito importante para que as pessoas tenham maior conhecimento da sua empresa e entendam sua marca e as particularidades da mesma.

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Logotipo

Este é o elemento principal do manual de identidade visual. Aqui é possível determinar todos os aspectos visuais da sua marca, como, por exemplo, cores, formas e símbolos.

Nesse tópico pode-se definir também outros elementos visuais para aplicação da marca, como distância mínima entre os itens que compõem o logo, utilização em fundos coloridos, versões monocromáticas, proporções e tamanho mínimo para uso. Indique o uso de formas que harmonizem com o logotipo, usando exemplos de aplicabilidade.

 

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Paleta de cores

Determinar as cores principais da empresa ajuda a compor a identidade visual da sua empresa. Incluir a paleta de cores principal e de cores secundárias evita que distorçam a imagem da marca. Definir as cores na escala Pantone, CMYK e RGB ajuda a manter a fidelidade deste quesito.

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Tipografia

Outra parte importante do documento é a tipografia institucional, ou seja, o tipo de letra. Junto dos elementos visuais, a definição da tipografia institucional é fundamental para manter a padronização da comunicação da marca. Aqui aborda-se desde o tamanho mínimo da fonte principal, quais fontes secundárias podem ser utilizadas e até as cores de utilização. O ideal é ter duas ou três tipografias secundárias.

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O que não fazer com a sua marca

Outro ponto importante para ter em seu manual de identidade visual são alguns exemplos de como a marca não pode ser utilizada. Pode parecer incomum, mas é necessário para exemplificar algumas situações em que sua marca não deve ser utilizada.

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Algumas recomendações são questões bem pessoais da marca, como orientação e margens do documento, ficando a critério da empresa a sua aplicabilidade. Discuta com sua equipe de arte e veja qual a preferência deles. Aliás, confie na sua equipe de designers e acredite no senso estético que eles possuem para montar o melhor manual de identidade visual da sua marca.

Gostou das indicações e exemplos? Aproveite o embalo e faça o seu manual de identidade visual para criar e preservar a sua marca.

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