Segundo um relatório da OMS, Brasil é o líder no ranking de ansiedade e depressão ocupacional. De acordo com a Previdência Social, os casos aumentaram 12% entre 2017 e 2018. São números preocupantes e as projeções só aumentam, pois nosso país é considerado o mais estressado e ansioso da América Latina, conforme o relatório da OMS.

Os números evidenciam as crises que são geradas pelo acúmulo de funções, cobranças por metas e, com isso, o stress que tudo isso provoca. Além de ser prejudicial à saúde do colaborador, isso ainda afeta sua empresa, pois é fato que impactos na saúde das pessoas também afeta o desempenho das empresas.

Como melhorar a saúde mental na sua empresa?

Para fugir dessas estatísticas, algumas empresas começaram a investir em novas práticas para melhorar o bem-estar dos colaboradores.

É possível observar algumas empresas que possuem boas práticas para melhorar o bem-estar de seus colaboradores. Devido à intensa demanda de trabalho, muitos funcionários se afastam por apresentarem quadro de depressão e outros problemas psicológicos. Por isso, uma boa ideia é investir em palestras e eventos para que sua equipe possa fugir um pouco da rotina e ainda aprenda mais sobre a área ou sobre assuntos diversos. O objetivo é promover um momento de descontração.

Outra forma de aliviar o stress da sua equipe é oferecer recursos de lazer dentro da empresa, como mesa de jogos e videogames por exemplo. Parcerias com massagistas, quiropraxia e consultas com nutricionistas podem ser um bom incentivo para melhorar a qualidade de vida.  

Além dessas estratégias, permitir a presença de animais dentro do escritório pode ser uma boa alternativa. Segundo pesquisas, funcionários que trabalham acompanhados de seus amigos de estimação são mais motivados e conseguem um equilíbrio emocional maior entre vida profissional e pessoal.

Puxando para um lado mais tecnológico, algumas empresas adotam o uso de aplicativos de saúde que estimulam a prática de atividade física, alimentação saudável, controle de peso, níveis de stress e sono. Essas ferramentas ajudam a identificar quando alguns fatores estão alterados graças ao registro da rotina, e assim e você pode controlar seus hábitos  para melhorar seu bem-estar.

Porém, para promover a saúde mental na sua empresa, é preciso conhecer bem quais estratégias funcionam melhor dentro do seu nicho de atuação e a sua realidade. Faça algumas pesquisas com seus colaboradores, planeje seus recursos e veja os resultados positivos após a implementação.

Gostou das nossas dicas? E para aprofundar ainda mais seus conhecimentos, conheça nossos cursos na área de gestão que podem fazer a diferença na administração dos seus negócios: http://senac.sc/8KxY0j

Publicações Relacionadas