Aquele sabor doce é irresistível, seja em bolos, doces, chocolates, não podemos negar que um docinho faz bem. Isso é comprovado cientificamente, o açúcar é um composto que quando consumido provoca a sensação de bem-estar, pois libera hormônios responsáveis por isso, como a dopamina. Os problemas acontecem quando o consumo acontece de forma desenfreada. Uma pesquisa da Universidade da Califórnia realizada com crianças obesas, comprovou que o cérebro é ativado de forma diferente quando elas sentem o gosto do açúcar.

Parece algo tão inofensivo, mas nós brasileiros consumimos além do recomendado. De acordo com o Ministério da Saúde, nós consumimos diariamente 80g de açúcar, o que equivale a 18 colheres de chá, o ideal é consumir 25g por dia, chegando ao máximo de 50g. Mas você deve estar se perguntando ‘onde está todo esse açúcar na minha comida?’. Bom, a pesquisa revela que a maior parte é acrescentada por nós mesmos, por exemplo, no café e suco quando adoçamos, ou quando acrescentamos na fruta que está azeda demais. Cerca de 36% do consumo está dentro dos alimentos ultraprocessados que consumimos, como bolachas, refrigerante, bolos, entre outros. Confira algumas medidas.

25 gramas de açúcar representam:

– 1 ½ colher de sopa de açúcar de mesa;

– 200 ml de refrigerante;

– 2 ½ colheres de achocolatado em pó;

– 200 ml de iogurte com sabor (adoçado);

– 250 ml de suco pronto.

No fim de 2018 o governo brasileiro assinou um acordo para diminuir o consumo desse alimento, o objetivo é reduzir 144 mil toneladas de açúcar até 2022. A redução deve ser acompanhada a cada dois anos, uma vez que as indústrias deverão diminuir gradativamente o componente até atingir a meta estabelecida pela legislação, que varia de acordo com cada categoria de produto. A experiência é baseada em acordos anteriores firmados, como foi a redução do sódio que começou em 2011.

O açúcar está relacionado com diversas doenças como obesidade, hipertensão e diabetes e elas são as principais causadoras de mortes no mundo. A diminuição do consumo contribui em diversos pontos, que são:

  • Menor risco de doenças cardiovasculares
  • Regula o apetite
  • Melhora o paladar
  • Favorece a redução da ansiedade
  • Perda de peso

Como diminuir o consumo?

Para começar você precisa saber onde está consumindo tanto açúcar, seja em bebidas industrializadas, no famoso cafezinho, em preparações como bolos e outras receitas doces. A principal dica é: faça a redução aos poucos. Cortar repentinamente esse ingrediente gera um stress pela dependência causada por ele ao cérebro e pode gerar mais “recaídas”.

Que tal ir diminuindo o açúcar do café e depois trocar por um adoçante natural, como o Stevia? Lembre de fazer a progressão gradativamente, a cada semana, por exemplo, e veja para que seu corpo se acostume com a mudança.

Alimentos ultraprocessados são os grandes vilões nessa história, a bolacha, o refrigerante, o chocolate.Eles possuem grandes quantidades de açúcar, que às vezes não são percebidos pelo paladar. Procure se alimentar de coisas mais naturais ou minimamente processadas. Fique atento aos rótulos dos produtos, eles vão te ajudar a identificar o açúcar dentro dos alimentos.

Fica aqui o alerta sobre o consumo de açúcar e como ele pode afetar sua saúde, cuide da sua alimentação para ter mais saúde e bem-estar na vida.

Publicações Relacionadas