O mercado está em constante evolução e é comum que ele se adapte aos momentos pelos quais nossa sociedade passa. Por isso, nós listamos algumas tendências para você repensar seu negócio a partir de agora e sair na frente da concorrência.

  • Negócios Responsáveis

 

As mudanças climáticas e os problemas ambientais têm cada vez mais alertado para nosso método de consumo desenfreado que acaba poluindo e prejudicando o planeta. Os consumidores querem cada vez mais empresas responsáveis e sustentáveis, que se preocupam e fazem sua parte em relação ao modo de produção, reciclagem, procedência da matériaprima e cuidado com os impactos gerados. O Santander é um exemplo de empresa responsável, pois incentiva ações que diminuem consumo de energia, além de possuir um código de conduta de fornecedores e diversas políticas de investimento social e ambiental.

  • Economia Circular

 

A economia circular é um conceito estratégico que aborda a redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia, ou seja, o foco é a minimização do desperdício no consumo e uso de produtos. A previsão é de que os negócios vão crescer paralelamente à economia social, gerando um impacto a longo prazo no futuro do trabalho e no desenvolvimento do ser humano.

  • Ativismo Genuíno

 

Cada vez mais o consumidor está atento às condutas da empresas, checando se elas realmente praticam de forma consciente o que dizem ser. A transparência é essencial nesse processo, considerada um prérequisito para o mercado. A ideia é que as empresas tenham posicionamento ético, responsável e de ativismo genuíno.

A Natura é um exemplo de ativismo genuíno no Brasil, pois sempre fala sobre utilização da matériaprima brasileira e incentiva a produção da mesma, além disso possui embalagens sustentáveis e é contra testes em animais, ações que estão alinhadas com aquilo de divulga.

  • Blockchain

 

O Blockchain foi criado com o propósito de oferecer mais transparência dos dados na rede. Tudo começou com o bitcoin, que é a moeda digital que pretende revolucionar o mercado financeiro. Mas, além disso, o objetivo é poder monitorar não somente ações privadas como governamentais, para que se tenha fontes de dados confiáveis e possamos melhorar alguns processos como registro de votos, processos licitatórios e registros atualmente realizados em cartórios.

  • Ecossistema de MarketPlace

 

A informatização das empresas é uma realidade, mas ainda muito rasa dentro de todo o leque de tecnologia disponível que temos. Mas para facilitar esse caminho, as plataformas digitais de compra vêm para suprir essa necessidade de adaptação das mudanças. Além disso, essas plataformas permitem que pequenas empresas alcancem nichos até então difíceis de atingir.

O mercado está em constante evolução e você também deve inovar para ter um diferencial e se manter competitivo. Confira nossas opções de curso na área de gestão que também podem contribuir para a inovação da sua empresa: http://senac.sc/KY5n9w

Publicações Relacionadas