Caminhos na área de TI
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Todo negócio tem oportunidades de crescimento, mas nem sempre elas são identificadas e aproveitadas sem uma ação de Growth Hacking. Por meio desse processo, são identificados os pontos fracos e fortes de uma empresa e as melhores estratégias para aprimorá-los. Para isso, cada pequeno detalhe é visto como uma oportunidade, e a cada teste novas sugestões de melhorias são mapeadas. Por fim, o termo se baseia em unir o marketing com a criatividade e tecnologia, onde cada carência é colocada como uma nova possibilidade de alcançar o sucesso.
Como funciona o Growth Hacking na prática?
Cada empresa possui uma maneira específica de adotar o Growth Hacking, por isso é importante a escolha de profissionais qualificados que consigam encontrar a maneira ideal de promover o crescimento esperado. Durante a implementação, o primeiro passo é traçar as metas que a equipe espera serem alcançadas. Com isso, é feita uma análise de dados, onde são encontradas as brechas que podem ser transformadas em novas oportunidades. Uma entrevista com o público consumidor, por exemplo, é uma alternativa que pode render um grande mapeamento.
Existe também a função de Growth Hacker, uma pessoa especializada que faz uma espécie de consultoria para identificar esses pontos de melhoria dentro do seu negócio. Isso pode ser feito com base em dados de pesquisa de comportamento do público e análises de desempenho do trabalho atual que está sendo executado. Com dados em mãos, o profissional Growth Hacker elabora uma lista de ideias que podem ser implementadas para que a empresa explore cada chance. Mas não termina por aí! Antes de aplicá-las de forma definitiva, todas são testadas por um período e adaptadas ao longo do tempo, para que, assim, as melhorias possam ser constantes. Imagine uma empresa que pretende alcançar um número maior de clientes. Nesse caso, um Growth Hacker pode planejar estratégias que incentivem o público a compartilhar conteúdo da empresa pelas redes sociais, e assim, estimular o fortalecimento para a consolidação da marca.
A importância dos feedbacks
Assim como os dados coletados no início do processo, após cada implementação é fundamental levar em consideração as respostas dos clientes. Dessa forma, além de saber se a estratégia obteve resultados positivos, as sugestões recebidas podem ser vistas como um gatilho para novas propostas. Até porque, o objetivo do Growth Hacking é promover a melhoria contínua e, como consequência, o crescimento da empresa.
Algumas ferramentas que podem melhorar os resultados
Promover um contato virtual com o cliente abrange diversas estratégias que podem aproximá-lo e fazer com que ele compartilhe a sua marca entre conhecidos. Para isso, é fundamental uma frequência de publicações que interessem o seu público–alvo, como por exemplo, um blog de conteúdo. Ações como SEO, e-mail marketing e anúncios patrocinados também podem ajudar a promover o crescimento da sua empresa.
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