Um dos maiores eventos para o varejo, a Black Friday ocorrerá, neste ano, no dia 24 de novembro. A estimativa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) é que as vendas cresçam 15% em 2017, se comparadas ao ano anterior. Então, se você está de olho nas oportunidades que a data pode trazer, é a hora de pensar em ações que façam o seu negócio se destacar!

Uma estratégia bem planejada pode fazer toda a diferença na hora de contabilizar as vendas. Não basta abaixar os preços, é preciso levar vários outros pontos em consideração. Não sabe por onde começar? O Senac SC ajuda você! Veja a que aspectos você deve ficar atento para aproveitar ao máximo a Black Friday:

Black Friday: a que devo ficar atento?

  • Crie estratégias para promoções e descontos: o primeiro passo é planejar! Identifique quais produtos estarão em promoção e calcule qual será o desconto deles. Nesse momento, é interessante pensar em estratégias diferenciadas. Por exemplo, as famosas compras “2 por 1” ou então queima de estoque. Se a sua loja for online, incluir na promoção o frete grátis é sempre uma boa alternativa!
  • Dê descontos de verdade: uma das reclamações mais comuns sobre a Black Friday é a respeito de lojas que, dias antes da promoção, aumentam os preços para que o desconto pareça maior. Nas primeiras edições, essa técnica pode até ter passado despercebido, mas, hoje em dia, os consumidores estão mais atentos e já existem aplicativos que fazem histórico dos preços dos últimos meses. Portanto, na hora de oferecer descontos, seja transparente.
  • Preço não é tudo: é claro que os descontos são a principal atração da Black Friday, mas se você busca um diferencial para o seu negócio, agregue outros benefícios à compra. Sorteios, brindes, cartão fidelidades, garantia extra são algumas das estratégias que você pode adotar.
  • Capriche no atendimento: no dia da Black Friday, é bem possível que o movimento se intensifique, mas isso não pode significar falta de qualidade no atendimento. Deixe o cliente contente não só com os preços, mas também na sua experiência de compra!
  • Explore a vitrine: seja em uma loja física ou virtual, você precisa expor seus melhores produtos em promoção. Isso pode ser um diferencial na hora do consumidor optar pela sua marca e não a do concorrente. Seja criativo e comunique-se com o seu cliente!
  • Redes sociais: comunicação é um dos principais aspectos na hora de diferenciar sua marca das demais. Portanto, use as redes sociais para divulgar ofertas da Black Friday, manter um relacionamento com seus clientes e solucionar possíveis queixas do pós-compra.
  • Cuide do estoque: não tem nada pior do que anunciar uma promoção e, no dia, ter que frustrar dezenas de clientes pela falta do produto. Isso prejudica os lucros e também a imagem da sua marca. Por isso, na hora de montar a estratégia de desconto, confira se você dispõe de um estoque suficiente para a Black Friday.  
  • Estrutura adequada: novamente, tanto lojas físicas quanto virtuais precisam estar preparadas para receberem um grande número de consumidores. Afinal, o mais difícil, que era chamar atenção do seu público, você já fez. Mas agora é hora de mostrar que a sua marca é capaz de oferecer ótimas experiências!
  • Retenção de clientes: a Black Friday é um período muito importante para alavancar suas vendas, mas não para por aí. O objetivo principal deve ser tornar a sua marca conhecida pelo maior número de pessoas possível e proporcionar uma excelente experiência para que elas gostem do seu produto e do seu serviço. Assim elas voltarão e você terá maior rentabilidade o ano inteiro!

Anotou tudo? Agora é só colocar em prática! E se tiver outra dica para alavancar suas vendas com a Black Friday, compartilhe com a gente!

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