Os óleos essenciais – ou óleos voláteis, como também são chamados – são substâncias aromáticas encontradas nas flores, ervas, frutas e especiarias. Eles têm aplicação na culinária e são usados pelas indústrias de alimentos, bebidas e, claro, nos cosméticos. Mas você sabe como esses óleos essenciais agem trazendo benefícios ao nosso organismo?

Para entendermos o que são óleos essenciais, é preciso saber o que são os terpenos. Terpenos são um conjunto de substâncias voláteis naturais presentes nos óleos essenciais. Eles possuem em sua composição estão substâncias químicas secretadas pelos vegetais, que podem ser encontradas em frutas cítricas, eucaliptos, roseiras, entre outros.

Essas substâncias extraídas e transformadas em óleos essenciais trazem diversas vantagens ao nosso corpo e, por isso, são bastante utilizadas na área da estética. Confira os benefícios dos 7 óleos essenciais mais utilizados:  

Óleo essencial de Alecrim

O óleo essencial de Alecrim atua no sistema circulatório e vascular e é conhecido pelas suas propriedades antissépticas, analgésicas e antidepressivas. Também age como um estimulante, sendo útil contra a fadiga mental e física após um longo e trabalhoso dia.

Especialistas não indicam o produto para gestantes e pessoas com pressão alta e epilepsia.

Óleo essencial de Bergamota

O óleo essencial de Bergamota ajuda a combater a retenção de água, celulite e a acne. Além disso, suas propriedades antissépticas reduzem inflamações e protegem a pele contra rachaduras e fissuras. Após o uso, é recomendado a não exposição ao sol.

Óleo essencial de Camomila

A Camomila é conhecida pelo seu poder calmante, além de ser bastante útil para proteger a pele seca e aumentar sua elasticidade. Suas propriedades terapêuticas aliviam queimaduras, tratam dermatites, acnes, herpes, entre outras inflamações na pele. Sua ação analgésica alivia dores musculares, dores de cabeça e desconforto por conta de cólicas.

Óleo essencial de Cedro

Muito utilizado pelos índios norte-americanos, o óleo essencial de Cedro é usado, atualmente, para favorecer o crescimento capilar, regenerar células e estimular a circulação e o rejuvenescimento. Suas propriedades adstringentes e antissépticas também são benéficas para a pele oleosa, no combate à acne. Costuma ser indicado em tratamentos faciais em peles maduras e com rugas.

Óleo essencial de Cipreste

Excelente para circulação, varizes, flacidez, celulite alguns problemas respiratórios. Suas propriedades são capazes de equilibrar os fluidos da pele e assim controlar a perda excessiva de água – sendo indicado para peles mais maduras. Para controlar o PH e dar brilho aos cabelos, são recomendadas 10 gotas da substância misturadas ao shampoo.

Óleo essencial de Citronela

O óleo essencial de Citronela é eficaz para problemas reumáticos, entorses e dores musculares. Possui propriedades antissépticas, germicidas, antiespasmódicas, fungicidas, condicionadoras, anti-inflamatórias, entre outras. Pode ser usado como antisséptico e, quando combinado com óleo de bergamota, traz suavidade à pele.

Óleo essencial de Eucalipto

O óleo essencial de Eucalipto age contra a oleosidade excessiva dos tecidos, como expectorante e oxigenador dos tecidos. É ótimo para o peito congestionado, tosse, gripe, resfriado, bronquite, asma e sinusite. Não é recomendado que se use o produto junto a medicamentos homeopáticos.

Todos esses óleos podem ser usados em cremes de massagem, óleos corporais, máscaras, bandagens e cataplasmas.

Se você trabalha com estética ou se interessa pelo assunto, o Senac possui diversos cursos na área de Saúde e Beleza. Confira nossas opções e inscreva-se já!

Publicações Relacionadas