Você já se sentiu mais calmo diante de uma paisagem em meio a natureza? Ou então se agitou ao se ver em um ambiente com muitos tons de vermelho? Se sim, esses fatores são explicados pela psicologia das cores. De acordo com estudos, as cores têm a capacidade de provocar impactos psicológicos em nossos comportamentos e decisões e, por isso, podem ser bastante úteis quando usadas no marketing da sua marca.

A psicologia das cores é um dos aspectos mais interessantes do marketing. Não à toa, o estudo Impact of Color in Marketing mostrou de 90% dos julgamentos iniciais de produtos são feitos baseados apenas na cor.

Psicologia das cores no branding

Quando se trata de branding, a pesquisa The Interactive Effects of Colors revela que a relação entre marcas e cores depende da adequação da cor usada em determinada marca em relação ao que ela produz e oferece. Ou seja, a cor deve ser compatível com aquilo que está sendo vendido.

A partir dessas constatações, é possível afirmar que as cores influenciam a forma como os consumidores enxergam a “personalidade” da marca. E como nosso cérebro prefere marcas facilmente reconhecíveis, a importância das cores na hora de criar a identidade da sua marca ganha ainda mais destaque.  

No entanto, na hora de escolher a cor ideal, é preciso tomar alguns cuidados. Antigamente, havia um certo significado para cada cor: vermelho dá uma sensação de urgência e, por isso, deve ser utilizado para estimular o consumo; verde traz tranquilidade e remete à natureza, etc. Todos esses traços, de fato, existem. Mas pesquisas comprovam que o mais importante é que a cor escolhida sustente a personalidade que você quer dar ao seu produto.

Que cor usar para aumentar minhas conversões?

Na hora de criar a sua landing page, você precisa pensar em quais elementos e cores utilizar para conseguir converter os visitantes em leads. Se você já passou por isso, certamente já ouviu falar que verde tem um resultado melhor do que vermelho. Mas será que isso é verdade?

De acordo com alguns especialistas, não há uma cor ideal para garantir conversões. O que, de fato, funciona é o princípio conhecido por Efeito Isolamento. Ele defende que um item que se destaca tem maior chance de ser lembrado. Ou seja, se uma página possui predominantemente tons de verde, um botão call to action em vermelho pode ser capaz de converter muito mais do que um botão verde – já que não irá se destacar em meio ao todo.

Outra alternativa que costuma dar bons resultados é a aplicação da regra 60-30-10 no design de um site. Esse princípio indica que uma página deve ser composta por três diferentes cores e usá-las na proporção 60%, 30% e 10%. A cor mais forte (normalmente em 10%) deve ser usada para guiar o consumidor à ação.
Agora que você já sabe a importância que as cores têm para o seu negócio, é hora de colocar as dicas em prática! E para os profissionais que buscam se aperfeiçoar na área de Marketing, o Senac SC está com inscrições abertas para o Curso Técnico em Marketing em diversas cidades do estado. Confira mais informações e garanta já a sua vaga.

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