Inovar é um atributo necessário a qualquer pessoa que queira se manter competitivo com o passar dos anos. Afinal, tecnologias surgem, a sociedade muda e, consequentemente, nossa forma de lidar com o mundo ao nosso redor também. Com as empresas não é diferente. Tanto pelo ponto de vista interno quanto pelo externo, a cultura de inovação é muito importante.

Práticas inovadoras são responsáveis pelo crescimento da empresa, além de ajudar a enfrentar os desafios que surgem o tempo todo. O ideal é que sua companhia consiga se adequar às mudanças de maneira rápida e eficiente. Ou seja, não basta só pensar em inovação em momentos específicos, mas fazê-la prioridade na visão estratégica de seus gestores e colaboradores.

Mas você entende o que é inovação e de que forma ela pode contribuir para o crescimento da sua empresa? Bom, saiba que práticas inovadoras podem ser utilizadas nas mais diversas áreas e em organizações de todos os segmentos.

Inovação de Produto:

É a colocação de um produto ou um serviço novo – ou significativamente melhorado – no mercado, proporcionando maior valor ao cliente. Novas funcionalidades, mudança nos componentes e na embalagem, acréscimo de tecnologias ao produto são alguns dos exemplos da inovação de produto.

A Apple é um case de sucesso que representa exatamente como a inovação de produto pode contribuir para uma empresa. Steve Jobs uniu a tecnologia existente, identificou uma necessidade do mercado, agregou valor com design e, em 2001, lançou o Ipod. O sucesso você já conhece, não?

No setor de serviços, o Uber foi bastante competente na hora de facilitar a locomoção das pessoas nas grandes cidades. Com um aplicativo de celular, você consegue chamar seu motorista particular e pronto: na hora e no local marcados ele estará à sua disposição. Ao chegar no destino, o valor da corrida é debitada diretamente na fatura do seu cartão de crédito. Bastante prático, né?

Inovação do Processo:

É a implementação de um novo método de produção ou de distribuição – ou significativamente melhorado. O objetivo desse tipo de inovação é melhorar aspectos como a produção ou a logística. E assim acelerar a produtividade, reduzir custos e aumentar a qualidade do produto ou do serviço oferecido.

A Amazon, empresa americana de comércio eletrônico, teve a inovação do processo como um de seus principais métodos para garantir a melhor entrega de produtos. A preocupação da empresa estava na estrutura logística, que buscava reduzir ao máximo o tempo entre o processamento e a entrega do pedido.

E parece que deu certo, não? Em algumas regiões dos EUA, os clientes chegam a receber seus produtos no mesmo dia. Fato que, claro, gerou rebuliço no mercado – Google, eBay e Walmart começaram seus programas pilotos para oferecerem serviço semelhante.

Inovação Organizacional:

Do ponto de vista organizacional, a inovação está nas práticas de negócios e de organização da empresa e/ou instituição. Ou seja, é quando uma companhia adota novas maneiras de organizar as pessoas e os próprios trabalhos a fim de ampliar sua capacidade competitiva.

Novos métodos de recrutamento, treinamentos eficientes, descentralização de atividades, mudanças – positivas – no ambiente de trabalho, desenvolvimento dos colaboradores, gestão da qualidade, produção e logística são algumas das ações que englobam a inovação organizacional.

Você já deve ter ouvido falar nessas empresas, como a Nubank e a Netflix, que têm uma gestão mais moderna em relação aos seus colaboradores. Eles não precisam ter horários regrados nem há uma escala muito precisa de hierarquia. A ideia central é manter a produtividade alta e incentivar a participação dos funcionários de igual para igual.

É a implementação de um novo método de marketing com mudanças significativas na forma como a empresa desenvolve soluções, estabelece preços, segmenta cliente, comunica suas mensagens e se posiciona no mercado. O objetivo final é diferenciar a oferta e fortalecer a proposta de valor.

A Coca-cola é uma das pioneiras quando se trata de ações bem sucedidas de marketing. Quem nunca ficou encantado com os comerciais de televisão da marca? Atualmente, a empresa dedica seus esforços a produzir conteúdos para as redes sociais, o que chegou um aumento de 5% nas vendas da empresa.

Bom, agora que você já sabe definir o que é inovação e entendeu a importância dela para o crescimento da sua empresa, é hora de pôr os ensinamentos em prática!

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