Design de interiores no clima frio
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O Natal é o melhor período do ano para o varejo e uma vitrine pode se tornar uma verdadeira atração de clientes se for feita com o devido conhecimento e cuidado.
Não pense que uma vitrine de Natal precisa ser ostensiva. Dependendo do seu público, ela pode ser, porém essa não é a regra, nem é um pré-requisito para uma vitrine que realmente vende. Antes de se pensar em algo grandioso, é necessário conhecer as técnicas certas e aplicá-las, a fim de diferenciar uma simples exposição de produtos de uma vitrine que gera resultados. Confira nossas dicas:
Um monte de produtos juntos são apenas um monte de produtos juntos. Não são uma exposição, muito menos uma exposição atrativa. A maneira mais fácil de criar unidade em vitrine é escolher um tema. E o melhor tema é sempre aquele que tem a ver com o estilo de vida do seu público e que esteja relacionado ao produto.
No Natal, há uma gama muito variada de produtos que podem tornar-se presentes. Escolha o produto, uma linha ou um segmento e foque nele. Apresente uma resposta para o cliente, ao invés de mais dúvidas do que as que ele já trouxe de casa.
É necessário que a exposição tenha o que chamamos de Centro de Interesse – ou ponto focal. É pra este ponto que você vai direcionar o olhar do consumidor. Nenhum cliente irá parar e analisar minuciosamente cada detalhe da vitrine. Por isso, direcione o olhar dele fazendo com que ele olhe para o que você deseja mostrar – de preferência, o produto.
O restante da exposição deve contribuir para dar destaque ao que está no ponto focal, e não o contrário. Lembre-se sempre, confundir o consumidor é retardar – ou “desfazer” – a venda.
O que é mais eficaz? Um único manequim apresentando uma ideia ou vários manequins apresentando várias ideias? Sem dúvida nenhuma, a primeira opção.
Atente-se para o fato de que vitrine não é só expositor e produto. Há objetos, fundo de vitrine, chão, teto, cor e principalmente iluminação. Todos esses elementos compõem a vitrine e “ocupam” espaço.
Por isso, se, além destes elementos todos, a vitrine estiver repleta de produtos e expositores, o resultado será mais próximo de uma grande confusão do que de uma exposição atrativa.
O que está na nossa imaginação nem sempre pode ser aplicado no espaço físico. Pensar e colocar em prática exatamente a mesma ideia, sem que ocorram mudanças pelo caminho, requer muita experiência do vitrinista e não é uma tarefa fácil. No papel, ficará muito mais simples resolver questões de posicionamento e foco de luz, entre vários outros detalhes que ajudam a ganhar tempo e evitar erros quando você for transformar sua ideia em uma vitrine real.
O Natal é um período festivo e que as emoções afloram. Seu cliente já estará suscetível à compra, basta que seja estimulado da maneira correta. Pesquisas recentes têm revelado que o cliente, quanto mais envolvido emocionalmente com a empresa e com o processo de compra, mais naturalmente a venda acontece.
Pense em como estimular a emoção do seu cliente, crie situações que irão mexer com os sentidos, mostre essa ideia na vitrine, use uma linguagem clara e aproveite as vendas.
Anotou as dicas? Bom, para você não esquecer nenhum ponto importante, nós preparamos um passo-a-passo que você deve considerar antes de montar sua vitrine no Natal (e em todas as outras épocas do ano):
Maya Melo é Consultora de Varejo e Professora da Faculdade Senac Criciúma.
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