Arrumar um emprego no mercado fashion pode parecer, à primeira vista, que se trata apenas de vestir as roupas certas e frequentar festas luxuosas. No entanto, basta ir um pouco mais a fundo para perceber que a realidade é muito diferente do que se imagina. Correria, horas extras, expediente aos finais de semana, pressão e concorrência são alguns dos aspectos que caracterizam o universo de quem trabalha com moda.

Se esse é realmente o seu sonho, saiba que você precisará trabalhar duro, derrubar estereótipos de superficialidade e estar sempre disposto a aprender. Mas fica tranquilo que os resultados compensarão os esforços. E para facilitar um pouco o seu caminho, separamos algumas dicas valiosas que vão ajudar a alcançar o seu sonho. Vem ver:

1. Saiba em qual subárea da moda você quer trabalhar.

A moda, como qualquer outra área de trabalho, possui diversos segmentos que são completamente diferentes uns dos outros. Por isso, tenha em mente qual função você se considera mais habilitado e foque nela. Não apareça em uma entrevista com aquela conversa vaga de “quero trabalhar com moda”.

– Não sei qual subárea eu prefiro. E agora?

Se você está em dúvida, o primeiro passo é pesquisar o máximo que puder. Agora, para ter certeza se você fez a escolha certa, só entrando no mercado de trabalho e vivenciando o dia a dia. Procure estágios que coloquem você em contato com profissionais da área.

2. Prepare um bom currículo.

Antes de chegar à entrevista e mostrar todo o seu potencial, é preciso se destacar na fase de seleção de currículos. Aproveite que a moda é uma área que permite uma maior criatividade e capriche no visual do seu currículo. Faça com que ele já sirva como um portfólio, mostrando o seu potencial. Por fim, deixe-o breve, apenas com as informações relevantes para o cargo ao qual você está concorrendo.

3. Fique atento às vagas que surgem.

Existem algumas plataformas específicas, como a Carreira Fashion, que fazem a mediação entre as empresas e os candidatos. Lá, são anunciadas as vagas que você pode se candidatar e também é possível cadastrar o seu currículo para eventuais buscas por parte dos seus futuros chefes.

4. Prepare-se para a entrevista.

Após pesquisar, enviar o currículo e finalmente ser chamado para uma entrevista, é hora de mostrar a que veio! Como estamos falando de moda, o senso estético conta e muito, então vale a pena gastar um tempinho preparando o look.

Claro que algumas regras continuam valendo, como não abusar de decotes ou saias curtas, mas é possível ousar um pouco mais. Uma boa opção para quem está inseguro é pesquisar como as pessoas que trabalham lá se vestem e seguir a mesma linha. Isso dará a impressão de que você entende e faz parte do universo deles.

5. Esteja conectado.

O modo como você se comporta nas redes sociais é importante, até porque seus futuros empregadores provavelmente vão pesquisar por você antes de o contratarem. Outra dica, que não é obrigatória, mas pode contar pontos a seu favor, é ter um blog de moda, principalmente se o seu objetivo for trabalhar com editoriais. Ele acabará servindo como uma extensão do seu currículo e mostrará exemplos concretos do que é capaz de fazer.

6. Faça contatos.

A melhor forma para criar um networking sólido é trabalhar em contato com os profissionais da área. Ainda que não seja exatamente a função que almeja, você conhece as pessoas que em algum momento poderão lhe indicar para algo melhor, se gostarem da sua postura e tiverem certeza do seu comprometimento com o trabalho.

7. Vá além.

Essa dica serve para quase tudo na vida, mas não custa ressaltar. Conseguir um emprego no mercado da moda não basta, é preciso se manter nele e evoluir. Para isso, você tem que ir além todos os dias e ter proatividade – e não só para as tarefas legais. Seja o primeiro a entrar e o último a sair. Por fim, não esqueça: se você não consegue fazer com excelência as funções mais tediosas, você nunca receberá projetos maiores.  

Se você se interessa por moda, o Senac SC oferece vários cursos na área. Conheça e garanta a sua vaga.

Publicações Relacionadas