Pense no almoço rápido que você fez durante o expediente, ou então naquele bar regado a cervejas com os amigos… Ah, não se esqueça do jantar da semana passada que, na verdade, foi só uma desculpa para um primeiro encontro. Percebeu? Seja para se alimentar, socializar ou começar um romance, a culinária está a todo momento presente em nosso dia a dia e, muitas vezes, influencia nossa forma de viver e agir.

Não precisa ir muito a fundo para compreender que a gastronomia de um lugar está diretamente relacionada à história da região. Ela é um dos elementos que representa a identidade e a cultura de um povo. É por isso que um livro de gastronomia não é apenas um compilado de receitas para o leitor reproduzir, mas um registro histórico de como aquele prato chegou a determinado país, como foi utilizado pela sua população e de que forma mudou os rumos da história.

Ficou interessado em saber mais? Nós listamos 5 livros imperdíveis para quem, além de gostar de cozinhar, se interessa pela gastronomia ao redor do mundo:

Escrito pelo renomado chef Alain Ducasse, o livro nos traz histórias de pessoas e lugares de Nova York e dá sugestões de locais para comer, desde os mais chiques restaurantes de Manhattan até o cachorro-quente de rua no Brooklyn. A obra vai além de um guia culinário e se transforma em um retrato da cidade, do ponto de vista gastronômico, feito por alguém que entende do assunto.

Autobiográfico, conta a história de Bob Spitz, jornalista que termina um longo casamento e, após a entrega de um trabalho que levou mais de 9 anos para ser concluído, decide largar tudo e ir rumo à Europa para se dedicar a uma grande paixão: a culinária. Lá, Spitz estudou nas melhores escolas de gastronomia da Itália e da França e, já de volta, resolveu transformar a experiência em livro.

Divertida e inspiradora – que em alguns momentos até lembra Comer, Rezar e Amar -, a história mostra as diferenças culinárias nos dois países e traz algumas das melhores receitas que o autor aprendeu nesse período.

A ideia surgiu após Jen Lin-Liu deixar os EUA e se mudar para a China, a fim de se conectar com o país de seus antepassados. E qual a melhor forma para isso? A gastronomia.

Durante sua jornada, encontrou pessoas que lhe mostraram não só a culinária, mas os diferentes aspectos de uma sociedade ainda marcada por regimes autoritários.

Considerado o melhor livro de culinária chinesa pela Gourmand World Cookbook Awards de 2008, a obra é um retrato da China contemporânea e consegue levar o leitor a uma viagem pela cultura e pelos valores chineses. São 29 receitas com descrições detalhadas dos pratos ao longo das 264 páginas de leitura.

De forma divertida e engraçada, o livro faz uma análise dos avanços da humanidade a partir de seis bebidas: a cerveja, o vinho, os destilados, o café, o chá e a Coca-Cola. Capítulo por capítulo, Tom Standage descreve a evolução de cada uma delas, sua importância social para a região onde surgiram e sua influência na cultura de todo o mundo. No decorrer do livro, você descobre diversas curiosidades, como, por exemplo, a cerveja sendo uma bebida social desde os seus primórdios ou então a prévia autorização do Papa para que só então os cristãos pudessem consumir a bebida.

Bolo Battenberg, Frango à Kiev, Torta Woolton… Quem nunca se perguntou como receitas clássicas da gastronomia receberam seus nomes? Foi pensando nisso que James Winter listou 50 pratos e bebidas mundialmente reconhecidos e resolveu pesquisar suas origens. Em uma narrativa bem humorada, o livro conta as histórias e, em seguida, disponibiliza as receitas, sejam elas originais ou adaptadas. Muito conhecidos aqui no Brasil, até o acarajé e a feijoada apareceram por lá. Ficou curioso?

E você, conhece alguma outra boa história sobre gastronomia?

Quer ir fundo nos aprendizados da gastronomia? O Senac SC oferece diversos cursos livres na área, entre eles Cozinha Mexicana, Oriental e Natural. Conheça e garanta já a sua vaga!

Publicações Relacionadas