A Estratégia Mercadológica passa pela compreensão da organização e do seu posicionamento frente ao mercado concorrencial. Esta análise irá possibilitar o desenvolvimento de projetos que resultem em vantagem competitiva e superem as expectativas dos clientes, buscando a adaptação, de acordo com a necessidade evolutiva do mercado (focado em pesquisas).

Pode-se estruturar este modelo em etapas:

Modelo andragógico de aprendizagem para Estratégia Mercadológica

A primeira etapa do plano está no diagnóstico holístico e estratégico da empresa em relação ao mercado, focando suas competências mercadológicas, analisando as tendências internas (forças e fraquezas) e externas (oportunidades e ameaças) com o apoio do S.I.M. – Sistema de Informações de Mercado. A partir desta etapa o profissional de marketing poderá montar um mapa estratégico e ter uma compreensão melhor sobre os recursos e prioridades da empresa.

A segunda etapa, a partir do diagnostico, está na identificação dos GAPs e ou Hiatos estratégicos, os pontos que devem ser trabalhados para posicionar a empresa em níveis de competição superiores. É a etapa do Planejamento Mercadológico, identificando os cenários, definindo os objetivos estratégicos, táticos e operacionais e os fatores críticos de sucesso que devem ser suplantados com os projetos integrados de mercado.

A etapa final de desenvolvimento das responsabilidades e metas a serem atingidas dentro do cronograma físico e financeiro é a mais complexa, pois exige um esforço de toda a equipe para o atingimento dos objetivos estratégicos. Neste momento a necessidade de monitoramento e controle se faz presente, para compreender quais áreas e ou departamentos estão trabalhando para atingir as metas, acompanhado a intensidade, o tempo e os recursos da proposta do plano mercadológico.

Este modelo andragógico, traz a experimentação de cases mundiais, como fonte para a aprendizagem vivencial e dinâmica, focado na prática organizacional mercadológica, resultando em um novo mapa mental de múltiplas possibilidades adaptativas.

O diferencial, quando apresentamos nosso modelo de aprendizagem, está no pensamento estratégico como forma de reflexão para as escolhas e decisões em um mercado adaptativo.

Texto: Msc. Marcelo Piragibe – Professor do MBA em Gestão Estratégica Corporativa

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