Mocha Mousse: a cor Pantone de 2025
Chegamos no ano de 2025, e a época de ano novo sempre traz uma expectativa no mundo do design: a revelação da cor Pantone do...
Quando falamos em arte, muitas pessoas imaginam quadros renascentistas, esculturas de mais de 3.000 anos e exposições em museus. Porém, apesar de tudo isso ser arte, as expressões artísticas podem aparecer em diversos formatos, lugares e momentos. Assim, é possível encontrá-la nas ruas, bem em frente aos nossos olhos, em pleno século XXI. Com isso, precisamos destacar os artistas catarinenses que fizeram história e continuam em alta no cenário artístico nacional e internacional.
De acordo com o portal Brasil Escola, arte é “uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura”. Para o site, ela pode ser representada de várias formas, como na música, no cinema, na dança, na pintura e, inclusive, no grafite – sendo esse a porta de entrada para muitos dos novos talentos encontrados em Santa Catarina.
Pertencentes ao movimento de arte contemporânea, esses artistas possuem mais liberdade. Com isso, acabam abandonando paradigmas e abrindo espaço para diversidade de estilos, técnicas e linguagens.
Para inspirar novos artistas catarinenses e fomentar a cultura do nosso estado, separamos 6 artistas catarinenses que você precisa conhecer.
Para começar uma lista de talentos catarinenses precisamos falar de Juarez Machado. Provavelmente, Juarez é um dos artistas mais famosos e completos da nossa lista. Acima de tudo, é reconhecido como pintor, escultor, desenhista, caricaturista, mímico, designer, cenógrafo, escritor, fotógrafo e ator – ufa!
Natural de Joinville, viveu em cidades como Curitiba e Rio de Janeiro, indo morar permanentemente em Paris em 1978. Com essa trajetória, ganhou prêmios nacionais e internacionais, como o Barriga Verde de Artes Plásticas de Santa Catarina e o Nakamori, do Japão.
Outra artista de renome é Eli Malvina Heil, que nasceu em 1929, em Palhoça, mas viveu a maior parte de sua infância e juventude em Santo Amaro da Imperatriz. Antes de se dedicar integralmente à atividade artística, lecionou Educação Física em colégios da Grande Florianópolis.
Ainda que autodidata, Eli participou de diversas exposições nacionais e internacionais com suas pinturas, esculturas e peças cerâmicas. Atualmente suas obras podem ser encontradas em acervos públicos na França – em Bégles – e no Brasil – em São Paulo, Joinville, São Joaquim e Florianópolis, onde há o Museu “O Mundo Ovo de Eli Heil”.
Antecipadamente notamos que Nestor Jr. é um artista jovem com alma madura. Contudo, o trabalho em aquarela do Penhense já foi exposto em importantes cidades do Brasil e em mostras coletivas na Espanha, Portugal e Itália. Sempre permeado por três temas principais: o corpo, a natureza e o mar.
Todavia, passou uma temporada na França, onde estudou técnicas de gravura na École National de Beaux-Arts de Lyon. Também trabalhou com ilustrações para publicidade e moda na cidade de Blumenau, mas desde 2008 dedica-se integralmente às artes visuais.
Natural de Florianópolis, Thiago Furtado – mais conhecido como Valdi-Valdi – desenvolve grafites desde 2006. Primordialmente seu trabalho possui forte influência da cultura ilhéu, assim como do mar e da figura feminina. Com isso, essa fusão de influências resultou em obras expressivas, com incrível detalhamento técnico e estético. Assim, em 2011, foi escolhido pela empresa australiana de sprays IRONLAK para representar Florianópolis em diversos eventos de grafite pelo país.
Assim como Nestor Jr., Julian também trabalhou muitos anos como ilustrador de moda em Blumenau. Contudo, no início de 2016, o artista decidiu tentar começar a viver exclusivamente de suas pinturas – coisa que parece ter dado bastante certo.
Apesar do enorme talento, parte do sucesso de Julian se deve por seu contato com o universo da arquitetura e decoração. Principalmente por ter encontrado um público disposto a investir em obras personalizadas. Atualmente, o artista possui mais de 60 obras espalhadas pelo país. Contudo deseja começar a produzir menos telas por encomenda para poder se dedicar à pintura autoral.
Outro artista cujo trabalho é figurinha carimbada em Florianópolis é Rodrigo Rizo. Apenas na capital catarinense, existem cerca de 100 grafites da marca registrada de Rizo: o camaleão. Porém, o animal símbolo de adaptação, também já foi retratado em países como Suécia, Dinamarca, Itália Peru, Chile e Estados Unidos.
No entanto, o morador da Ilha de Santa Catarina há mais de 18 anos, diz se inspirar em diferentes escolas artísticas. Atualmente o realismo, o cubismo e a arte gráfica são referências para criar suas obras camaleônicas. Com isso, segue transformando a paisagem urbana em um ambiente mais alegre e harmônico.
Com esses nomes e obras, podemos ver que Santa Catarina é berço e morada de artistas com obras diversas. No entanto, sempre há espaço para novos artistas, o importante é revelar talentos catarinenses.
Chegamos no ano de 2025, e a época de ano novo sempre traz uma expectativa no mundo do design: a revelação da cor Pantone do...
O design de interiores desempenha um papel crucial em criar um ambiente acolhedor e confortável. Em regiões de clima frio ou locais pensados...
O design de interiores sustentável está emergindo como uma tendência neste mercado. É uma alternativa que não apenas acrescenta beleza aos espaços, porém...
Novo Post!