Toda conquista que vale a pena começa com muito trabalho duro. Imagine que você irá subir o Monte Everest – a montanha mais alta do planeta. Antes de pegar um avião até o Nepal, você precisa garantir que estará preparado para o desafio, certo? Seguir as instruções criadas por autoridades no assunto, buscar condicionamento tanto físico quanto emocional e adquirir informações sobre as características locais são apenas alguns dos conhecimentos necessários para alcançar o seu objetivo.

No mercado de trabalho, o processo é o mesmo. Conseguir um cargo bacana em uma empresa de prestígio é uma das grandes conquistas da vida adulta e a entrevista é uma das provações que você precisa passar para chegar lá. Por isso, se você está pensando em se candidatar para um processo seletivo, não se preocupe. Temos algumas dicas interessantes para ajudá-lo a se preparar para a sua jornada. Confira!

1. Pesquise!

Nós já afirmamos que, para uma escalada, você buscaria informações sobre as características da montanha em questão. Por que não fazer o mesmo em relação à empresa em que quer trabalhar? Pesquise sua história, ramo de atuação, diferenciais, produtos e serviços, principais clientes, últimas conquistas, etc. Assim você estará preparado para responder (e quem sabe até fazer) perguntas específicas sobre a organização.

2. De olho no futuro

Não estamos querendo que você desenvolva o dom da vidência, mas sim que procure se antecipar. Muitas das perguntas feitas pelos entrevistadores são conhecidas, como “Qual o seu maior ponto forte?”, “Por que você quer trabalhar conosco?” ou até “Conte-me um pouco mais sobre você”. Pesquise as questões mais utilizadas e responda-as para você mesmo. Com esse pequeno exercício, você dificilmente será pego de surpresa na hora da entrevista.

3. Do fundo do baú

Entrevistadores adoram histórias de sucesso. A partir delas, eles conseguem avaliar várias facetas do candidato, como qual é sua abordagem sob pressão, se possui raciocínio lógico, sua predisposição a fazer as coisas de forma diferente, entre outras. Lembre-se de alguma situação que você tenha enfrentado cuja resolução se deu com a sua ajuda. Mas sem floreios ou mentiras – a honestidade ainda é a maior qualidade de um bom empregado.

4. Chegue cedo

Mais vale estar adiantado do que atrasado, certo? Imprevistos sempre podem acontecer. Por isso, tente chegar com 15 a 30 minutos de antecedência. Aproveite o tempinho extra para respirar fundo, espantar o nervosismo e relembrar algumas informações sobre a empresa. Lembre-se: seja sempre educado com recepcionistas, seguranças e outros colaboradores que encontrar. É possível que eles também estejam observando você.

5. Seja você mesmo

Parece clichê, mas não é. Se você foi chamado para uma entrevista, quer dizer que seu currículo já passou por algum tipo de seleção. Portanto, não tente encarnar um personagem – é com você que eles querem conversar. Caso não o chamem posteriormente, não tem problema. Continue procurando até encontrar um lugar que combine com sua personalidade. Você será muito mais feliz assim.

Saber falar de si é uma habilidade importante para qualquer profissional. Além de ajudar a conquistar um novo emprego, o talento com as palavras pode contribuir – e muito – para alavancar sua carreira como um todo. Portanto, se você tem interesse em aprimorar a sua oratória, clique no banner abaixo e inscreva-se em um dos nossos cursos de curta duração.

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