Caminhos na área de TI
A área de Tecnologia da Informação (TI) já foi considerada o futuro, mas faz parte do presente há algum tempo. Com a digitalização...
Desde que você era pequeno a sua mãe dizia: “segurança nunca é demais”. Com essa preocupação na cabeça, certamente você aprendeu a tomar cuidado com algumas atitudes no seu dia a dia. Evitar contar dinheiro em público, nunca abrir a porta de casa para estranhos e sempre optar por andar nas áreas mais iluminadas da rua, por exemplo, são apenas algumas das precauções tomadas todos os dias de forma quase automática, mas que claramente ajudam a nos manter seguros quanto a situações indesejadas.
Em um mundo cada vez mais integrado e digitalizado, muitas vezes a ameaça não está necessariamente lá fora. Ela pode estar há apenas alguns centímetros de distância, no seu tablet, smartphone ou tela de computador. Quem não conhece alguém que teve o seu e-mail ou conta das redes sociais “hackeada” alguma vez na vida? Histórias desse tipo se tornaram bastante comuns desde a popularização da internet, mas sentimos dizer que dificilmente elas têm alguma conexão com um gênio do mal da informática. Muitas vezes essas invasões de privacidade ocorrem por descuido e, por isso, nós decidimos criar algumas dicas bacanas para deixá-lo mais seguro na world wide web. Ficou interessado? Confira!
Se você recebeu um link por e-mail ou mensagem privada (no Facebook Messenger, Hangout, Whatsapp, etc.) de alguém que você não conhece, não clique. Lembra quando seus pais diziam para não confiar em desconhecidos? Na internet essa lição também é válida. Por isso, não importa se o link leva para uma notícia bombástica ou para uma simples piadinha inofensiva, sempre desconfie. Se o assunto realmente é do seu interesse, pesquise-o diretamente no Google – ele sabe de tudo.
Há alguns anos havia uma piada que dizia: “se não está no Google, não existe”. Hoje essa frase pode ser atualizada para “se você não tem um perfil no Facebook, você não existe”. Brincadeiras à parte, somente a rede social de Zuckerberg possui mais de 1 bilhão de usuários. Somada às demais, o número de pessoas conectadas todos os dias é surpreendente. Por isso, nada mais natural do que essas plataformas serem alvo de algum tipo de golpe, não é mesmo? Fique atento: tome cuidado com aplicativos de sites externos – eles podem colher dados pessoais importantes sem a sua autorização.
Além disso, evite se expor em excesso. Será que todo mundo precisa saber cada passo que você dá durante o dia? Proteja as suas informações para que estranhos não consigam perceber a sua rotina e atualize as suas configurações de privacidade.
Toda vez que você abre um site são armazenadas diversas informações de acesso no seu computador – inclusive o seu login de e-mail e redes sociais. Por isso, se você está fora de casa e precisa usar uma máquina pública, acesse o modo anônimo do seu navegador. Assim, você não precisa se preocupar se deixou Facebook ou Gmail abertos. No momento em que a janela é fechada todos os dados são deletados automaticamente. Não é incrível?
Senhas são o ponto fraco de todo mundo – no mundo todo. Em 2015, a consultoria SplashData divulgou o resultado de uma pesquisa na qual foram eleitas as 25 piores senhas da internet. Entre as colocadas estão: 123456, password (senha em inglês), qwerty (primeira sequência de letras do teclado abaixo das teclas numéricas), abc123 e starwars. Portanto, se você utiliza alguma dessas combinações nas suas palavras-chave sugerimos que mude imediatamente.
Para criar uma senha forte, mas fácil de memorizar, existem algumas orientações interessantes: procure criar uma senha com – no mínimo – oito caracteres, misturando números, letras e símbolos. Misturar duas palavras também pode ser útil, por exemplo: ESTUDO + SENAC = ESTUNAC.
Sim. Nós sabemos que atualizar softwares, navegadores e sistemas operacionais pode ser um pouco chato. Pior ainda quando as novas versões estão cheias de problemas como os temíveis bugs, certo? Contudo, precisamos insistir. Essa é a única forma de garantir que o seu computador receba os últimos pacotes de dados que as empresas oferecem – inclusive os serviços de segurança. Vírus e malwares de computador estão sempre em busca de brechas nos sistemas e, por isso, as empresas precisam emitir atualizações constantes para corrigir possíveis falhas e tornar a sua experiência de usuário a melhor e mais segura possível.
Está convencido? Assim como na vida real, a vida cibernética pode se tornar muito mais segura se você tomar algumas atitudes. Caso você conheça alguma dica que não divulgamos, comente abaixo. Adoraríamos saber o que você faz para estar mais protegido na web. ;-)
Por falar em segurança na internet, você sabia que o Senac possui um curso de especialização em Segurança da Informação? Se você se interessa por compreender, analisar e mapear riscos e vulnerabilidades no mundo digital, acesse o link e inscreva-se!
A área de Tecnologia da Informação (TI) já foi considerada o futuro, mas faz parte do presente há algum tempo. Com a digitalização...
A Internet está em constante evolução, e a cada nova fase, novas oportunidades e desafios surgem. Nesse sentido, a Web 3.0, a próxima...
A inteligência artificial (IA) se infiltrou em diversos setores da sociedade. Isso acabou impactando drasticamente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos...
Novo Post!