A Doença Celíaca ainda é pouco conhecida no Brasil. Trata-se da intolerância permanente ao Glúten. Um estudo da UNIFESP indica a existência de 1 celíaco para cada 214 habitantes.

A doença não tem cura, apenas tratamentos para amenizar os sintomas. Além disso, os portadores não podem consumir qualquer alimento que possua Glúten em sua composição, ou que tenha entrado em contato com o mesmo durante sua preparação. Ou seja, precisam de uma dieta bastante especial. Já existem no mercado diversos produtos que possuem versão para celíacos, mas este público ainda tem uma alimentação restrita.

O glúten é a principal proteína presente em cereais como Trigo, Aveia, Centeio, Cevada, e no Malte (sub-produto da cevada), que são amplamente utilizados na composição de alimentos, medicamentos e bebidas industrializadas. Os portadores da doença, quando entram em contato com o glúten, têm seu intestino delgado danificado, o que prejudica a absorção dos alimentos.

Intestino delgado de pessoas celíacas Intestino delgado de pessoas não celíacas

Por isso é necessário que estabelecimentos como supermercados e restaurantes estejam preparados para entender as características deste público para melhor atendê-los. Já para os portadores da doença, é interessante conhecer receitas diferentes. É por isso que o Senac traz para você um curso com receitas e dicas sobre alimentação sem glúten.

Assista também a este vídeo, que traz uma receita muito legal:

http://senac.sc/B74y61

Interessou? Que tal participar do nosso curso?

Faculdade Senac Florianópolis
Período: 02 à 05 de abril de 2012
Horário: 13h30 às 17h30
Dias das aulas: Segunda à Quinta
Investimento: 1x de R$ 367,00
Turno: Vespertino
Telefone: (48) 3229-3200

Publicações Relacionadas