CLT ou PJ: o que levar em conta?
Na hora de decidir sobre a forma de contratação, muitos profissionais se deparam com a dúvida: vale mais a pena trabalhar com carteira...
Muitas pessoas se sentem incomodadas quando se expõem diante de estranhos. Há pessoas que têm tanta aversão que acabam perdendo ótimas oportunidades profissionais e outras ficam tão assustadas que deixam de comparecer em eventos. Existem ainda pessoas que têm “marcas” emocionais e morrem de medo de passar vergonha, de achar que está pagando mico. Os adolescentes, por exemplo: ao invés de incentivar colegas que enfrentam essa situação, fazem piadinhas, gravam no celular. Mas não tenha medo. Parabéns àqueles que pagam mico! Assumam o risco da exposição, pois no final, vocês estão certos!
As pessoas que procuram cursos de oratória, em geral, estão enquadradas numa das situações acima descritas. Têm medo, alto índice de ansiedade e nervosismo, e principalmente, se escondem, delegando a outros a oportunidade de aparecer. Têm receio de fazer qualquer apresentação diante de pessoas. E quando são obrigadas a isso, acontece uma tragédia. Passam mal, ficam envergonhadas, dispersivas, se “perdem” no conteúdo, tem “branco” e ainda gaguejam. Mas, isso pode ser superado com um pouco de coragem. Cada vez que você enfrentar uma situação assim verá que irá diminuir suas inseguranças.
COMO PAGAR MICO PARA APRENDER?
Para aprender a falar em público e se tornar um bom comunicador você tem enfrentar a situação e tirar proveito e ensinamentos. Porém, é sempre bom estar preparado e saber algumas técnicas que podem ajudar a falar em público. O professor Silvio Luzardo, da Faculdade Tecnologia Senac, de Florianópolis, nos dá algumas dicas:
Antes de começar a falar, você deve:
Ter em mente o que vai falar: tema.
Você deve dominar o assunto ou estudar para isso.
Colocar no papel os tópicos do que irá falar.
Treinar na frente do espelho.
No treino, segure o rascunho na mão esquerda e gesticule com a direita.
Se for um trabalho de grupo, antes de apresentar em sala, apresente para o grupo.
Faça uma análise crítica da apresentação. Corrija. Aprimore. Ensaie.
Os 90 segundos iniciais da apresentação são “estratégicos” para despertar a simpatia da platéia e capturar a atenção.
Durante a apresentação, você deve:
Assuma seu lugar na frente do público, CONFIANTE e ALEGRE (treine isso diante do espelho)
Tome uma posição central e disponha o CORPO dividindo seu peso nas duas PERNAS. Relaxe a musculação e RESPIRE profundamente antes de começar a falar.
Diga: Caro Professor, caros colegas…(pequena pausa) BOA NOITE! (o seu boa noite TEM QUE SER o mais vibrante POSSÍVEL)
Após a saudação, OLHE PARA O PÚBLICO (na testa de cada um, evite olhar nos “olhos”)
Se a platéia RESPONDER o seu BOA NOITE (o que provavelmente ocorrerá), faça um pequeno gesto de agradecimento NÃO VERBAL (mesura com a cabeça) ou AGRADEÇA verbalmente: obrigado!
Olhe, então para as anotações, a tempo de verificar o tema e lhe dar SEGURANÇA .
FAÇA então a INTRODUÇÃO do seu tema, o que você pretende fazer. Se for trabalho de grupo, aproveite para apresentar o seu grupo, de uma forma espontânea e usando o braço direito para fazer os apontamentos.
Depois de passar bem pelos 90 segundos iniciais, você está pronto para seguir adiante na apresentação:
Comece a sua apresentação e “BOA VIAGEM” pelo mundo maravilhoso da comunicação.
Na saudação e na introdução OLHE para as testas dos colegas ou pessoas.
Na apresentação propriamente dita, você pode OLHAR NOS OLHOS DAS PESSOAS.
Gostou das dicas e quer se aprimorar mais na arte da oratória? Veja os cursos com vagas disponíveis!
Na hora de decidir sobre a forma de contratação, muitos profissionais se deparam com a dúvida: vale mais a pena trabalhar com carteira...
Nos últimos anos, o conceito de blended learning (ou ensino híbrido) ganhou destaque no ambiente corporativo, transformando a forma como as empresas treinam...
A gastronomia é uma arte que combina criatividade, técnica e paixão, e uma carreira neste setor é o sonho de muitas pessoas. Se...
Novo Post!