Encontrar maneiras eficientes de trabalhar em grupo e manter a equipe alinhada para alcançar bons resultados é desafiador. Cada pessoa tem seu ritmo e, algumas vezes, o processo não contribui. A partir dessa perspectiva muitas metodologias de trabalho são propostas para permitir rendimentos mais positivos no âmbito coletivo.

Neste texto, o Senac apresenta uma dessas metodologias para tornar o trabalho mais ágil. Inicialmente focado no desenvolvimento de software, o Scrum firma-se como uma forma eficiente de coordenar e tornar o trabalho entre as pessoas mais produtivo. O inventor foi Jeff Sutherland, que em seu livro, A arte de fazer o dobro de trabalho na metade do tempo, relata como foi o processo de desenvolvimento da técnica e também os meios para conseguir implementá-la em qualquer projeto. Vale ressaltar a importância da inteligência emocional quando falamos de trabalho em equipe, confira aqui.

O Scrum serve para fazer a gestão e o planejamento dos projetos. Cada etapa é denominada Sprint, na qual estima-se um determinado número de atividades. A proposta é conseguir traçar um ritmo bem definido de trabalho, entendendo que o tempo é finito e que devemos tratá-lo dessa forma. Além disso, o objetivo é que algo seja feito de forma plena da primeira vez e deve-se considerar que fazer pela metade não é fazer.

Assim, separamos 5 dicas do Scrum que podem auxiliar você em projetos de qualquer segmento:

1 – Defina as prioridades em uma lista única

Faça uma única lista de tudo que deve ser feito. Reflita sobre todos os elementos esperados no resultado, pense no que seu projeto pode vir a ter. Em seguida analise a lista e veja quais desses itens terão mais impacto para a empresa, os mais importantes para o cliente, com maior rentabilidade e mais fáceis de fazer. O princípio é tornar todo o projeto menos arriscado, garantindo que o principal seja entregue o quanto antes. A ideia visa reforçar o princípio que atribui 80% do valor à 20% dos atributos. A proposta do Scrum é garantir a produção desses 20% o quanto antes e, na sequência, ir incrementando o que faltar.

2 – Tudo visível a todos

    Deixe claro o que cada membro da equipe está fazendo. A transparência é um dos elementos primordiais do Scrum.  É importante que todos possam acompanhar como o processo está se desenvolvendo. Nada pode ser escondido, da equipe ao cliente, todos podem acompanhar uma reunião. Manter segredos pode atrapalhar o andamento das atividades.

Para garantir a visualização das tarefas o Quadro Scrum é utilizado. Funciona com a colocação de post-it, distribuindo as atividades como: pendente, a fazer, fazendo, em revisão, feito.  Assim, ficará simples acompanhar o andamento geral de cada Sprint.

3 – Não mensure as atividades por tempo

    Mensurar o tempo de cada atividade por horas é uma grande dificuldade das pessoas. Por isso Sutherland recomenda que a complexidade das tarefas seja definida de maneira relativa, usando o exemplo de raças de cachorros, tamanhos de camisetas ou a Sequência de Fibonacci (1,2,3,5,8,13…).  Assim conforme os Sprints transcorrerem ficará simples identificar qual a velocidade da equipe para entregar tarefas com maior ou menor dificuldade.

4 – Responda diariamente a 3 questões

Uma vez ao dia reúna sua equipe e procure  responder as seguintes questões:

  • O que eu fiz desde a últimas vez que conversamos?

  • O que você vai fazer antes de voltarmos a conversar?

  • O que está atrapalhando o seu trabalho?

Com essas respostas todos terão o domínio da situação e eventuais problemas serão sanados rapidamente, impedindo travas no desenvolvimento. Essas reuniões não podem durar mais do que 15 minutos.

5 – Análise do processo

Identificar os erros, acertos e melhorias de cada Sprint. Dessa forma é possível ir ganhando velocidade no decorrer do projeto ao otimizar os processos.

Essas são apenas algumas dicas do método Scrum, curioso para saber mais? Em breve traremos a continuação desse texto com mais informações para otimizar seus resultados.

A metodologia do Scrum é ideal para os profissionais que estão participando da Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos do Senac, a fim de garantir que os objetivos estabelecidos nos requisitos e especificações sejam atingidos.

Não deixe de compartilhar se você quer melhorar o desempenho de sua equipe. ;-)

Publicações Relacionadas