Ter acesso aos livros atualmente é muito mais fácil do que há poucos anos. Mesmo com um mercado editorial que impele alguns altos preços de compra, há algumas formas bastante práticas e simples de ter um livro na mão.

A mais tradicional delas é o uso de bibliotecas. Escolares, universitárias, públicas, comunitárias, especializadas… cada uma pode atender cada demanda de uma maneira diferente. Muitos inclusive desconhecem da existência de uma biblioteca pública na cidade, o que é um pequeno problema que está sendo solucionado aos poucos com este mapa colaborativo das bibliotecas públicas do Brasil.

Ainda falando de mapas, podemos mencionar um recente serviço que utiliza o Google Maps e identifica as localizações de onde se passam cada uma das histórias dos seus livros prediletos. Assim, você pode acompanhar com mais detalhes toda a origem da história que você está lendo.

Há algumas opções de fazer com que os livros cheguem até sua residência, também! Alguns grupos em mídias sociais promovem a troca de livros, de maneira gratuita, entre pessoas de diversas partes do Brasil e do mundo. Facebook é um espaço onde você encontra vários destes livros, ou então no Skoob, uma mídia social criada por brasileiros que é somente sobre leitura, onde é possível compartilhar experiências, trocar livros e participar de sorteios promovidos por editoras.

E deixamos por último a experiência mais bacana de todas, que é o BookCrossing. É uma prática que começou em 2001 com o conceito básico de “Ler, Registrar e Libertar”. A ideia é a de você ler um livro e deixa-lo em um local público para que outra pessoa o leve. A iniciativa está presente em 132 países de maneira bastante organizada, onde cada livro recebe uma etiqueta que o identifica como fazendo parte do projeto e também é possível cadastrar locais para receber estes livros. O mais bacana é que é tudo gratuito!

O Senac em Santa Catarina também oferece aos seus alunos, colaboradores e professores acesso a e-books pela Biblioteca Virtual.

Cada livro nos traz uma história que nos leva para diferentes lugares e épocas. É uma via de mão dupla: ora o livro nos leva a uma viagem, ora o livro viaja até nós; basta escolher a melhor forma de ter o acesso.

 

Publicações Relacionadas