Grande parte dos tratamentos de beleza trabalha despertando os sentidos, entre os todos, o que mais tem ganhado destaque é o olfato. Dessa forma, a aromaterapia também.

A base destas terapias é o óleo extraído de plantas aromáticas. Estas substâncias são voláteis e bastante concentradas. Dependendo da planta, os óleos variam em aroma, densidade, cor e propriedade. Estes produtos não são aplicados apenas através do olfato, muitos deles podem ser aplicados sobre a pele, dando ótimos resultados.

Os efeitos variam entre regeneradores, cicatrizantes, anti-sépticos e ainda outros. Tudo isso complementando o poder psicológico que os aromas têm. Algumas pessoas ainda não acreditam muito nos benefícios, mas a terapia tem bastante fundamento e ganha bastante espaço em pesquisas no mundo inteiro.

Para entender um pouco melhor. Tudo começa no bulbo olfativo – a área do cérebro responsável por sentir cheiro. Ela retransmite informações para a área límbica do cérebro – esta, relacionada à memória e emoção. Normalmente sofremos essa influencia passivamente. Quem nunca sentiu um cheiro, por acaso, que remete a infância ou outro lugar?

A aromaterapia torna esse processo ativo. Quando bem feita, conduz, transforma e produz resultados favoráveis.

Se você curtiu a ideia e gostaria de trabalhar com isso, procure o Senac Saúde e Beleza! Temos cursos de aperfeiçoamento ligados à aromaterapia: http://senac.sc/yE1XK9.

Publicações Relacionadas