Segundo matéria publicada na Revista Exame, o conceito de startup começou durante a época que chamamos de bolha da Internet, entre 1996 e 2001. Apesar de usado nos EUA há várias décadas, só na bolha ponto-com o termo “startup” começou a ser usado no Brasil. Significava um grupo de pessoas trabalhando com uma ideia diferente que, aparentemente, poderia fazer dinheiro. Além disso, “startup” sempre foi sinônimo de iniciar uma empresa e colocá-la em funcionamento.
Muitas pessoas dizem que qualquer pequena empresa em seu período inicial pode ser considerada uma startup. Outros defendem que uma startup é uma empresa com custos de manutenção muito baixos, mas que consegue crescer rapidamente e gerar lucros cada vez maiores. Mas há uma definição mais atual, que parece satisfazer a diversos especialistas e investidores: uma startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza.

Quando se torna escalável, a startup deixa de existir e dá lugar a uma empresa altamente lucrativa. Caso contrário, ela precisa se reinventar – ou enfrenta a ameaça de morrer prematuramente.

Fonte: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/o-que-e uma-startup

Para que sua ideia tenha chances de gerar muitos frutos, nos dias 22, 23 e 24, a Faculdade Senac Florianópolis receberá o Startup Weekend Education. Evento busca reunir webdesigners, programadores, profissionais de marketing, de gestão e estudantes para criarem novas startups visando inovação na área de Educação, em apenas 54 horas. Os participantes receberão ajuda de mentores e farão apresentações para investidores convidados. Inscreva-se no link: http://senac.sc/1hd9iw

 

Publicações Relacionadas