Qual a melhor maneira de chamar a atenção para seus trabalhos e conseguir boas oportunidades? Invista em um portfólio digital. Você que é ou já foi aluno do Senac nas áreas de design, moda, fotografia ou arte pode aproveitar nossas dicas para tornar seu portfólio um verdadeiro colecionador de oportunidades.

Considere que o objetivo é mostrar sua capacidade e visão diferenciada, evidenciando mais do que habilidades técnicas. Para preparar uma boa apresentação do seu conteúdo, organize-se e defina critérios de escolha para os materiais. Selecione suas melhores produções, de dez a quinze trabalhos, com atenção para o equilíbrio na qualidade, o que transmite segurança ao avaliador.

Escolha apresentar projetos com diferentes perspectivas estéticas e criativas, que auxiliam a vislumbrar o alcance de seu trabalho profissional, bem como sua capacidade de adaptação. Deixe de lado o envolvimento emocional, muitas vezes será necessário se desapegar daquilo que mais gosta para apresentar seu portfólio.

A postura profissional pode ser definitiva em uma seleção. Seja ético ao montar o portfólio, deixe evidente quem você é e o que fez, e se alguém lhe ajudou com a ideia ou arte, não se esqueça de mencionar. Além disso, verifique se a divulgação é permitida e certifique-se de ter autorização para o uso da imagem. Isso evita problemas futuros com as pessoas que contrataram você.

Entre as plataformas para colocar seu portfólio online, existem boas opções que se adequam às mais diversas necessidades, como Carbonmade, Cargocolletive, Behance e até mesmo um blog tradicional.

Lembre-se que ter uma boa apresentação é importante, mas evite o erro de investir mais na forma do que no conteúdo. A ferramenta deve apenas agilizar e facilitar a visualização dos trabalhos. Fique atento ao seu histórico digital. Uma vez na rede, tudo se torna público e suas opiniões e conteúdos divulgados podem auxiliar ou prejudicar o seu desenvolvimento profissional.

O Senac quer saber, você já fez seu portfólio? Na dúvida siga o conselho do famoso arquiteto da clássica escola de design Bauhaus, Ludwig Mies van der Rohe: menos é mais!

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