Design de interiores no clima frio
O design de interiores desempenha um papel crucial em criar um ambiente acolhedor e confortável. Em regiões de clima frio ou locais pensados...
Chegamos a segunda parte na série de três postagens sobre Criatividade, caso você tenha perdido a primeira, acesse e confira a visão geral sobre o assunto. Neste texto iremos explorar dicas e técnicas para ser criativo e facilitar o desenvolvimento dos processos individuais e coletivos. Como falado anteriormente, ser criativo é uma questão de treinamento mental e todos podem aprimorar o pensamento para solucionar os problemas.
Para desenvolver a criatividade é preciso manter-se aberto às oportunidades, focando em opções variadas. A mente criativa está focada primeiramente na quantidade de ideias, não na qualidade, e está aberta ao improvável ou até ao impossível. Analisar a viabilidade virá em um momento posterior, caso sejam colocados empecilhos no início do processo, sua capacidade de gerar soluções será reduzida.
Nem todas as respostas vão sair de sua mente, por isso saiba ouvir, esteja aberto ao coletivo para conseguir melhores resultados. Ao considerar as características de um mercado de trabalho cada vez mais multidisciplinar, muitas soluções podem vir de colaboradores de diferentes áreas. Encare as contribuições como construtivas, focando no resultado em grupo. Assim a possibilidade de encontrar ideias geniais só aumenta.
Um exemplo de como mentes criativas trabalham melhor unidas foi o jogo Foldit. Um quebra-cabeça científico digital para encontrar a forma de uma enzima relacionada ao vírus da AIDS, que estava há uma década sem solução. Milhares de pessoas jogaram online, e em apenas dez dias conseguiram resolver o problema.
Conheça agora algumas técnicas criativas:
Brainstorm
O grupo se reúne e coloca ideias livremente sobre um determinado assunto, o importante é o total de ideias. Nesta técnica não deve haver julgamento sobre o que é proposto, sendo um espaço livre para sugestões. Tudo o que for dito deve ser anotado, para que seja realizado um processo de análise posterior. Uma sugestão é marcar o tempo e o total de ideias, por exemplo 50 ideias em 30 minutos.
635
Esta técnica é prática: seis pessoas, três ideias, cinco minutos. Cada pessoa anota três possíveis soluções em uma folha e ao fim dos 5 minutos passa para o colega ao lado, que irá sugerir ideias a partir do que está na folha. O processo termina quando todos tiverem contribuído, garantindo um grande fluxo de ideias.
Mapa Mental
A proposta é anotar no centro de uma folha de papel o tema abordado e ir explorando-o em tópicos, subtópicos e demais ramificações, até ter uma ampla visão sobre o tema. Pode ser executado individualmente ou em grupo.
Essas são apenas algumas possibilidades para encontrar soluções diferenciadas. Os livros de Domenico De Masi, considerado um mestre criativo, também são ótimas referências e inspiração. E não esqueça, sempre mantenha a mente aberta às novidades, esteja focado, escute os outros, anote tudo e trabalhe em grupo. Gostou? Então compartilhe suas idéias e conte pra gente se você utiliza alguma outra técnica.
O design de interiores desempenha um papel crucial em criar um ambiente acolhedor e confortável. Em regiões de clima frio ou locais pensados...
O design de interiores sustentável está emergindo como uma tendência neste mercado. É uma alternativa que não apenas acrescenta beleza aos espaços, porém...
Quando se trata de criar espaços habitáveis e esteticamente agradáveis, o design de interiores e a arquitetura desempenham papéis fundamentais. No entanto, essas...
Novo Post!