Com mãos suaves, ela exterioriza de forma delicada a grande força interna que tem para seguir caminhos diferentes – e muito melhores. Rosângela Aparecida da Silva, 49 anos, nasceu em Minas Gerais, mas ainda criança se mudou para São Paulo com a mãe e a irmã. Morou nas ruas da maior cidade brasileira e, depois, foi parar em um lixão. A família recolhia materiais recicláveis para sobreviver e, muitas vezes, se alimentava de restos. Nessa época, Rosângela não tinha um teto, então olhava para o céu e sonhava com uma realidade que parecia muito distante.

Aos nove anos, Rosângela foi morar em uma comunidade, onde ingressou em uma escola, chegando até a 4ª série do ensino fundamental. Mas não teve a opção de se dedicar como gostaria, precisava trabalhar para ajudar a família. A mente borbulhava e ela se questionava sobre qual a razão de existir tantas diferenças entre as pessoas. Rosângela guardava as perguntas para si, pois estava certa de que as respostas da mãe viriam da mesma forma agressiva que o mundo lidava com ela e as filhas. O fato é que, mesmo com as dificuldades, nenhuma visão realista seria mais forte do que a energia para resistir e mudar qualquer falta de perspectiva indicada pelas estatísticas.

O rumo dos passos começou a mudar quando Rô – como é carinhosamente conhecida – se mudou para Florianópolis, enquanto trabalhava com venda de cosméticos, no início da década de 90. Nessa época, os amigos já indicavam que o hábito de fazer boas massagens deveria se transformar em uma profissão. O incentivo a fez investir em cursos rápidos na área e, assim, passou a conquistar clientes. A entrega durante uma sessão é completa: percebe cada sinal do corpo e está disponível para ouvir quando as emoções transbordam. A preocupação em proporcionar bem-estar a qualquer pessoa indica que o passado não deixou marcas de rancor ou amargura.

Rô conheceu o Senac em 2000, e passou a sonhar com a possibilidade de estudar na instituição. Primeiramente, ela precisava concluir o ensino médio, e foi assim que fez, por meio da EJA – Educação de Jovens e Adultos. Pediu, então, para um dos três filhos ir até o Senac Saúde Beleza, em Florianópolis, realizar a sua inscrição – ela faria o que estivesse ao seu alcance para se qualificar. Rô foi selecionada para fazer o Técnico em Massoterapia pelo Programa Senac de Gratuidade. Para ela, o dia em que recebeu a ligação que confirmou a sua vaga foi o mais feliz de sua vida.

Quando ingressou no curso, a coragem para realizar o sonho de abrir o próprio negócio emergiu e, assim, nasceu a Estética Rô. No início, era apenas ela, atendendo as clientes de portas fechadas. Hoje, o salão conta com cabelereira e manicure, e Rô trabalha arduamente. Ela diz que não sente cansaço, apenas alegria. O curso lhe trouxe a segurança para tocar o corpo humano, entendendo a importância de equilibrar mente, corpo e espírito.

Os planos de Rô não terminaram quando ela concluiu o curso no Senac, em dezembro de 2014. Quer fazer graduação e pós-graduação, além de expandir a empresa. Mesmo depois de caminhar tanto, a sua trajetória de sucesso está apenas começando. E se você perguntar a ela o que mudou, fica difícil falar sem encher os olhos de lágrimas. “Antes, minha vida era perturbada, eu tinha desejos, mas sem expectativas. Tudo o que está acontecendo comigo agora é um sonho muito grande. Eu estou me realizando.”

Publicações Relacionadas