Descobrir culturas, conhecer pessoas e vivenciar novas experiências. Cada viagem é única e, independentemente de ser a passeio ou a trabalho, uma série de novidades sempre surgirão. Mas você já imaginou em viajar sem se deslocar, apenas lendo um bom livro? Motivado e inspirado, você será capaz de ir cada vez mais longe, e ficará com ainda mais vontade de pegar a estrada. Por isso, preparamos uma seleção especial de leituras, que garantem uma boa companhia para o seu tempo livre:

1 – A Volta ao Mundo em 80 dias – Júlio Verne
Do escritor francês Júlio Verne, o clássico mundial de 1873, nos incentiva a encarar desafios. O livro conta a história Phileas Fogg, um inglês pacato, cansado da rotina, que faz uma aposta com alguns sócios, dar a volta ao mundo em 80 dias. Começa assim uma aventura sem precedentes, garantindo muitas surpresas e descobertas.

2 – On the Road – Pé na Estrada – Jack Kerouac
Jack Kerouac mostrou no livro o que é a “geração beatnik”, contando em um novo formato de prosa as histórias de como ele e dois amigos atravessaram os Estados Unidos, incluindo uma passagem pelo México. A história apresenta a liberdade como tema central, descrevendo uma experiência que muitos jovens gostariam de ter. O livro não relata apenas uma viagem, e sim o estilo de uma época.

3 – Cem Dias entre Céu e Mar – Amyr Klink
O brasileiro Amyr Klink, foi o responsável pela primeira travessia de barco a remo do oceano Atlântico Sul. O livro conta como tudo ocorreu em 1984, e narra a aventura do navegador a bordo de seu barco “lâmpada flutuante”. Assim como um diário, é possível acompanhar a solidão dividida em conversas com tubarões e dourados no percurso da Namíbia (África) até a Bahia, por todos os momentos que anotou suas alegrias e tristezas. Um livro que relata a ousadia de encarar os desafios com uma narrativa de proporções épicas.

4 – Sob o Sol de Toscana – Frances Mayes
Uma visita à Toscana, na Itália, repleta de entusiasmo. Frances Mayes possui a capacidade de descrever todos os níveis de beleza mostrando a simplicidade do local. A história é baseada nas descobertas da autora, no período que reformou sua casa de campo naquele país. O livro ainda brinda o leitor com uma série de receitas permitindo uma viagem gastronômica, e é capaz de mostrar todos os detalhes do local, instigando o leitor a querer viver por lá.

5 – A Arte de Viajar – Alain de Botton
Sugestões para tornar cada viagem mais feliz, essa é a proposta de Alain de Botton. A inovação fica por conta da apresentação, com uma literatura capaz de propiciar reflexões acerca do que nos motiva viajar para o desconhecido. Fugindo dos guias turísticos convencionais “A Arte de Viajar” propõem uma viagem além do destino, refletida em uma experiência de autoconhecimento.

6 – Comer, Rezar, Amar – Elizabeth Gilbert
A vida traz desafios e muitas vezes não nos reconhecemos frente a eles, ansiamos por mudanças e seguimos na busca por soluções. Poucas dessas soluções são tão extremas quanto as decididas por Elizabeth Gilbert. Largou tudo que lhe era seguro e conhecido: emprego, lar e família. Foi buscar resolver sua tristeza e dúvida em uma jornada de descoberta individual pelo mundo. Assim para equilibrar o prazer e a devoção visitou Itália, Índia e Indonésia. Tomou a responsabilidade de encontrar sua felicidade em um caminho incomum, através de uma grande viagem. O livro “Comer, Rezar, Amar” permite conhecer a aventura de uma personagem bem humorada, inteligente e cativante.

7 – As Viagens de Alice – Alice Setinbach
O livro “As Viagens de Alice” é único, conta a cada página a história real da autora. Alice Setinbach escolheu viver viajando pelo mundo, ter um objetivo em cada destino e depois relatar sobre ele. Assim propicia ao leitor uma visão particular de destinos como França, Inglaterra e Japão. O lema da viagem é buscar satisfazer os seus desejos. Para quem gostaria de encarar uma vida viajando, embarque com Alice e permita conhecer o mundo pelos olhos da autora.

Esperamos que estas leituras enriqueçam suas férias e, quem sabe, suas viagens. Não esqueça de nos contar com qual delas você mais se identifica. Aproveite!

Publicações Relacionadas