A turma do Técnico em Administração Inovador – Pronatec, período vespertino, do Senac em Concórdia, está na fase final de elaboração das propostas de melhorias administrativas, as quais têm por objetivo propor ações criativas e inovadoras, por meio de um projeto, para empresas ou instituições. Durante as aulas, tiveram todo embasamento teórico/prático, para que pudessem adquirir uma visão empreendedora, diagnosticando problemas nas empresas e a partir destes, buscar soluções para resolvê-los.

Um dos projetos, desenvolvido pelos alunos Lucas Henrique Dutra, Patrick Renan Minusculli e Valdair Cristiano Varotto, com o título “Proposta de melhorias administrativas e empreendedoras com ênfase no marketing estratégico no Centro Educacional Concórdia”, teve por objetivo a elaboração de uma proposta de melhoria nas práticas do sistema administrativo do Centro Educacional Concórdia (CEDUC), por meio de ações de marketing, a fim de proporcionar uma gestão de sucesso.

Para alcançar o objetivo proposto, os alunos realizaram uma avaliação do sistema administrativo e propuseram algumas melhorias para os mesmos, como a padronização de documentos. Já na área do marketing avaliaram o público-alvo da instituição e propuseram peças publicitárias como site, página no facebook, assinatura com a rede TV Box, busdoor e divulgações no terminal de ônibus e nas escolas de ensino médio, a fim de levar até seu público o conhecimento sobre a existência da instituição que tem como objetivo capacitar e preparar o aluno para concursos públicos e vestibulares, além do oferecimento de cursos de inglês, espanhol e libras.

Outro projeto desenvolvido pelos alunos Bruno Bellincanta, Mateus Ritter dos Santos e Tatiane Salete Hoch Lazzarotto, com o título “A logística reversa e a sustentabilidade: proposta de implantação de práticas sustentáveis em supermercados”, teve por objetivo propor a implantação de práticas sustentáveis, por meio da logística reversa, resgatando produtos descartáveis, reciclando os mesmos e devolvendo a sociedade em forma de brindes como sacolas retornáveis, garrafas d´água, entre outros.

Para sensibilizar a sociedade quanto ao tema serão elaborados materiais informativos para fixar ao lado dos produtos a base de vidro, embalagens plásticas ou de papel, informando o tempo que tais produtos demoram para se decompor na natureza e o nível de agravamento ao solo na sua decomposição.

Além disso, serão ilustradas imagens e exemplos práticos do que se pode fazer para reaproveitar tais materiais. E a partir desta campanha os clientes serão informados e motivados a participar da ação, onde ao reciclar tais materiais ou dar um destino criativo aos mesmos serão contemplados com brindes sustentáveis.
Ambos os projetos já foram aceitos, o primeiro pela instituição Ceduc e o segundo pelo Supermercado Via Passarela para que ainda neste ano de 2014, se iniciem as ações práticas dos mesmos.

A orientação dos projetos está sob a supervisão da professora Fernanda A. Róhden que elogia os trabalhos e enfatiza a importância de instigar o espírito criativo dos alunos, futuros empreendedores de suas escolhas profissionais.

Publicações Relacionadas