Alegria e disposição são duas boas palavras para descrever o grupo de 16 estudantes do curso Informática para Terceira Idade, da Unidade Senac em Xanxerê. A rotina semanal dos idosos é intensa, e as aulas de informática são apenas uma das atividades em que eles se envolvem. Sempre ativos, também fazem juntos bailes de dança, e até mesmo já viajaram para competições. No Senac, o compromisso deles é com o computador, aprendendo a utilizar as diversas ferramentas disponíveis. Para muitos, é a descoberta de um mundo novo.

O primeiro objetivo do curso é deixa-los à vontade com as máquinas, dispostos a tentar, acertar e errar. Por isso, são realizadas aulas iniciais de integração e socialização, quando o orientador desmonta o computador e explica como cada parte funciona. Essa é uma etapa importante para romper barreiras, como lembra uma das alunas, Elvira Maria Caramori Rebelato. “Nós fomos criados para não mexer no rádio ou na televisão, porque poderia estragar.”

Além de conhecer a realidade virtual, os idosos podem resgatar sentimentos de escola, espaço que não frequentavam há décadas. É um desafio voltar à sala de aula e receber um grande volume de informações novas. Nesse cenário, o papel do orientador vai muito além de ensinar, e abrange também exercícios para estimular a memória, como faz Wellyngton da Silva. A frente desse grupo tão especial, ele destaca os resultados positivos. “Muitos deles venceram a depressão e superaram enxaquecas frequentes. Mas o mais importante é que todos mantêm o cérebro ativo.”

O envolvimento com o curso trouxe o interesse dos alunos em participar do Prêmio Talento Profissional, em que o Senac escolhe os melhores trabalhos desenvolvidos no estado. Na turma de Xanxerê, quatro responsáveis foram escolhidos para elaborar um projeto que envolvesse toda a turma. Dessa forma, surgiu a página “Mais de 50 Xanxerê” no Facebook, direcionada para a terceira idade e gerenciada pelos idosos, com apoio do orientador. Compartilhando conteúdos relacionados à gastronomia, saúde, inclusão digital e experiências do grupo, os alunos venceram a etapa local do prêmio e participarão da etapa estadual, em novembro.

A utilização das redes sociais também facilita o relacionamento com amigos e novos contatos. O aluno Alcides Alexandre Bianchi mostra que momentos incríveis podem acontecer a partir da exploração dessas ferramentas. “Encontrei um amigo de infância no Facebook, com quem estudei há 54 anos, e ele veio de Curitiba me visitar. Foi muito emocionante.”

Publicações Relacionadas