Neste domingo, 5 de outubro, ocorrem as eleições aqui no Brasil. Desta vez, serão escolhidos candidatos para cinco cargos: Presidente, Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual. Mesmo faltando apenas cinco dias para as votações, muitas pessoas ainda não sabem quais atividades compõem esses postos e, tendo conhecimento sobre o que cada um faz, é possível perceber a grande responsabilidade do voto e ter consciência na hora de fazê-lo.

Segundo o orientador do Senac Santa Catarina, Rodrigo Lisboa, só há um meio para mudar a política no Brasil, e é com a educação. Não tem como fazer pessoas se interessarem pelo assunto se elas não enxergarem o seu valor. Sendo assim, conheça as funções dos cinco cargos disputados nessa eleição:

Presidente
Esse é o cargo da autoridade máxima do país. Ele é quem define e executa políticas públicas e nacionais. É responsável por cuidar da relação do Brasil com os demais países, ajudando a movimentar a economia nacional e a divulgar a imagem do país no exterior.
O presidente é quem nomeia ministros – como o da saúde, da educação, da fazenda, entre outros -, transforma as leis aprovadas no Congresso em benefícios para a população e define como será executado o orçamento federal, determinando a liberação de recursos.

Deputado Federal
Os deputados federais são responsáveis pela elaboração e votação do orçamento federal. Podem derrubar ou criar leis e propor alterações na Constituição. Atuam na Câmara dos Deputados, em Brasília. Eles, junto com os senadores, fiscalizam o presidente.

Senador
Revisam as decisões dos deputados federais, aprovam a escolha de diretores e presidentes de empresas públicas, diplomatas e membros do poder judiciário, zelam pelos direitos constitucionais e fiscalizam a presidência. Diferentemente dos demais cargos, o senador é eleito de oito em oito anos.

Governador
O governador é quem comanda o Estado. A responsabilidade do cargo é administrar a segurança e os investimentos regionais, garantindo que os municípios cresçam igualmente, além de nomear secretários. Também defende as necessidades do Estado junto à presidência, buscando capital para obras e melhorias da região que representa.

Deputado Estadual
O deputado estadual representa a população de cada Estado brasileiro. Ajuda na elaboração e na votação do orçamento do Estado, pode alterar leis estaduais e fiscalizar as contas do governo.

Como você pode notar, todos esses cargos exigem muita responsabilidade, e os eleitores precisam escolher seu representante de forma consciente. De acordo com o orientador Rodrigo Lisboa, as pessoas são blindadas pelo conhecimento com o passar dos anos e, dessa forma, os políticos precisam se sobressair cada vez mais com os seus discursos. Para ele, a população não quer mais ouvir “eu faço isso e aquilo”, mas ver ações e comprometimento com os problemas da sociedade.

Você sabia o que faziam os escolhidos pela população para esses cargos? Agora que está mais claro, chegou a hora de fazer a sua parte. O voto é seu direito, e você tem a oportunidade de exercê-lo em todas as eleições. :)

Publicações Relacionadas