Viajar. Conhecer outro país, explorar uma cultura diferente e aprender um novo idioma. Rechear as redes sociais com fotos, vídeos e experiências legais e fazer amigos de nacionalidades distintas. Quem faz intercâmbio conhece bem essa sensação, mas antes de literalmente embarcar na viagem é preciso escolher um programa adequado para seu perfil.

Existem vários tipos de intercâmbio. Um para quem deseja ficar fora durante um ano, outro, para quem quer trabalhar ou ser voluntário e por aí vai. No post de hoje, o Senac traz as características dos principais programas para quem está com vontade de se aventurar em terras estrangeiras. Confira:

Internship
Imagine ter a oportunidade de estagiar em uma grande empresa estrangeira. Muito bom, não é mesmo? No Intership você consegue alavancar sua carreira e melhorar a fluência do novo idioma.

Trainee
Assim como o Internship, este programa tem caráter mais voltado para o mundo profissional. Ele é disponibilizado pelo governo americano e é uma ótima oportunidade para quem deseja agregar ao currículo uma experiência internacional.

Work&Study
Com o visto de estudante, o intercambista consegue estudar e trabalhar. Em uma parte do programa o interessado apenas estuda e em outra, trabalha remuneradamente em tempo integral.

Work&Travel
Os universitários são o público deste intercâmbio. Nele, eles podem trabalhar no exterior durante as férias de verão. É uma possibilidade de aproveitar a viagem e adquirir ainda mais conhecimento.


AuPair

Durante um ano, o intercambista ajudará a cuidar de crianças na casa em que se hospedará. Em troca do serviço é oferecido dinheiro, hospedagem e alimentação.

High School
Este intercâmbio é destinado para adolescentes entre 15 e 18 anos que querem cursar parte do ensino médio em outro país. Vivendo na casa de uma família local, o intercambista estudará em uma escola de ensino médio, durante um semestre ou um ano letivo.

Curso de idiomas
Se você quer aperfeiçoar sua segunda língua, pode optar por fazer um curso de idiomas em outro país. Os programas variam de duas semanas a seis meses e é possível optar por semi-intensivos, com uma carga de quatro horas diárias, ou intensivos – com cinco ou seis horas por dia. Para aproveitar melhor esse tipo de intercâmbio, é importante que o interessado já tenha uma base do idioma. Dessa forma, ele interagirá melhor com os demais alunos e, também, aperfeiçoará o novo idioma mais rápido. Você pode saber mais sobre esse assunto em outro post do nosso blog.

Volunteer Program
Se você gosta de se engajar em causas sociais, este é o intercâmbio perfeito. Você pode trabalhar voluntariamente em outro país, ajudando crianças, sem-teto, animais e cuidando do meio ambiente. Além disso, este tipo de intercâmbio é muito valorizado no mundo corporativo, já que essa experiência tende a enriquecer suas habilidades de relacionamento e convivência com diferentes pessoas, ambientes e culturas.

Percebeu como são muitos os tipos de intercâmbios? Agora que você já sabe como funciona cada um, pode optar por aquele que mais gostou. Lembrando que o Senac tem cursos de idiomas para que você possa aproveitar essa experiência ainda mais. Inglês, francês, italiano, mandarim e outras línguas esperam por você no nosso site. Para mais informações, acesse: http://senac.sc/1uBP3m.

Publicações Relacionadas