A técnica Pomodoro é ótima para quem tem dificuldades para se concentrar ao realizar determinada tarefa, ou até mesmo, para aqueles que não conseguem se organizar. Criada por Francesco Cirillo nos anos 1980, o método é bem fácil de ser usado e leva esse nome por causa do timer de cozinha, que tem muitas vezes o formato de um tomate.

Cirillo desenvolveu a técnica porque estava preocupado com sua forma de estudo um tanto quanto bagunçada e se propôs a focar totalmente em seu objetivo durante 10 minutos. Para isso, ele procurou algo que pudesse alertá-lo com relação ao tempo e achou um cronômetro de cozinha no formato de um tomate – pomodoro em italiano.

A partir desta técnica é possível focar melhor nas tarefas, evitando distrações e descobrir em quais atividades você é menos produtivo. Desta forma você poderá desenvolver estes pontos e superá-los.

Para usar o método no dia a dia é preciso seguir os passos abaixo:

1 – Escolha a tarefa que precisa ser executada;
2 – Ajuste o alarme para 25 minutos = 1 pomodoro;
3 – Foque na tarefa até o alarme tocar, depois disso, registre-a com um “x”;
4 – Faça uma pausa de 5 minutos;
5 – A cada “4 pomodoros” ou 4 tempos de 25min, faça uma pausa de 15 a 30 minutos.

Viu como é fácil? Lembre-se que planejar, controlar o tempo, registrar e visualizar os resultados são fundamentais para a técnica dar certo. Priorize as tarefas que devem ser feitas naquele dia, assim você consegue evitar distrações e resolver pendências de uma forma mais rápida e sem interrupções.

Se você não quer usar o despertador ou um timer, este site www.tomato.es também faz a mesma função. ;)

Publicações Relacionadas