Com uma variedade de cores e tamanhos, as estampas são fundamentais para compor a decoração. São elas que complementam o estilo de um ambiente, trazendo um toque diferenciado e pessoal.

Além disso, assim como as cores, as estampas também podem trazer sensações. Algumas deixam o local mais dramático – como os arabescos – enquanto outras o deixam mais divertido, como os poás.

Mas, combinar a estampa da cortina, ou do papel de parede, com a do tapete e a do sofá, por exemplo, nem sempre é uma tarefa fácil e esta dúvida acaba sendo recorrente na hora de decorar.

Estampas diferentes podem ser usadas em um mesmo ambiente, desde que tenham tons parecidos. E, se você quer mudar a decoração da sua casa e não sabe em qual padrão investir, as listras são uma espécie de coringa. Mas, se você optar por listras finas e grossas em um mesmo local, cuide para que elas fiquem sempre na mesma direção. Assim como na moda, as verticais têm o poder de “alongar”, mas estreitam, enquanto as horizontais expandem.

Misturar estampas pequenas e grandes também resultam em bons efeitos. Escolha padronagens delicadas, como a floral liberty, e invista em objetos com padrões mais ousados: geométricos, étnicos e xadrezes. É importante que, mesmo diferentes, as estampas tenham as cores em comum.

Se você tem medo de arriscar, opte por um elemento neutro, como o sofá, e misture as estampas dos demais objetos. O mesmo vale quando você já cansou da decoração da sua casa. Ao invés de trocar todos os móveis, mude e misture as estampas das cortinas, almofadas e tapetes. Você notará uma grande diferença quando fizer isso.

Publicações Relacionadas