Muitas pessoas, em determinado ponto da carreira, optam por não mais trabalhar como funcionários e investem suas economias em um negócio próprio. Dentro de sua área de atuação, ou não, os empreendedores precisam, antes de tudo, analisar e decidir por um modelo de operação: franquia ou empresa nova. Existem muitas diferenças entre as duas categorias e o investidor precisa saber quais são para ter segurança no planejamento da empresa. Confira abaixo algumas diferenças entre franquia e negócio novo e veja o que se encaixa melhor em seu perfil.

Marca

Franquia: quando você se torna franqueado de uma marca, automaticamente recebe o direito de utilização da imagem e do nome da empresa. A identificação visual do logo e slogan facilitam a identificação do público.

Negócio novo: é preciso pesquisar nomes que se encaixem com seu tipo de negócio. Depois disso, é necessário registrar a marca, processo que pode demorar e trazer decepção, pois é possível que o nome que você escolheu já exista no registro de marcas. Para isso, vale uma pesquisa aprofundada de local, público-alvo e modelo de negócio.

Treinamento

Franquia: o treinamento de equipe e gestão do negócio fica a cargo da empresa franqueadora. Você pode começar de imediato a gerir sua equipe com a experiência passada pela empresa franqueadora.

Negócio novo: a administração e o modelo de gestão ficam por conta do dono do negócio, que pode ou não, ter experiência nesta área. O treinamento de colaboradores e também se dará através dos conhecimentos do novo gestor.

Publicidade

Franquia: você deve usar as peças desenvolvidas pela empresa franqueadora. O franqueado recebe os materiais de divulgação prontos e usa de acordo com a exigência de layout da loja. Geralmente o franqueado recebe orientações sobre a disposição e uso dos materiais no ponto de venda.

Negócio novo: o dono da marca é responsável pela criação da marca e material de divulgação, arcando com os custos de produção, periodicidade e seleção dos canais de comunicação. A vantagem é que o material pode ser feito de acordo com as preferências do empresário.

Ponto comercial

Franquia: precisa da aprovação do franqueador, que pode determinar qual a localização adequada para a loja, especificar os ambientes de operação e vendas;

Negócio novo: está livre para escolher o local de abertura. O empreendedor precisa estar atento a questões como público-alvo, circulação de pessoas e concorrência para escolher o lugar de sua loja.

Investimento

Franquia: o franqueado paga algumas taxas para ter direito ao uso da marca. Ao optar pela franquia, o empreendedor também opta pela expertise e know how da franqueadora, e arca com os custos desse conhecimento. Entre os valores envolvidos no franqueamento estão a taxa de franquia, instalação, capital de giro, royalties e taxa de publicidade, que variam de acordo com cada marca.

Negócio novo: o empreendedor arca com todos os custos, desde a criação da marca, treinamento, impressão de materiais, montagem de visual merchandising, etc. Nesse caso o empresário não paga taxas fixas como na franquia, com liberdade para criar novos produtos e fazer promoções de acordo com as exigências de seu mercado.

Publicações Relacionadas