Na última terça feira (26), o movimento do Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí foi diferente. Doze internos receberam o diploma de conclusão do curso profissionalizante de ajudante de carga e descarga, realizado pelo Senac em Itajaí, por meio do Programa Senac de Gratuidade. A formatura foi feita na sala de visitas do complexo e contou com a presença de familiares dos detentos.

O projeto final desenvolvido pelos alunos foi uma maquete, que representava o funcionamento logístico de um armazém. Everton, representante da turma, explicou cada detalhe do planejamento de carga e descarga do local, batizado com o nome “Armazém Eufrázio”, em homenagem ao orientador Volnei Eufrázio, que ministrou grande parte das aulas.

Para Dona Irenedes, mãe de um dos internos, a conclusão do curso foi a confirmação do desejo de reconstrução do filho, que em todos os encontros com ela contava sobre o que aprendia. Manoel, interno há um ano e nove meses, afirmou que o importante foi relembrar o sentimento de “ser capaz”. Outro de seus companheiros parou com o uso de antedepressivos, e com o desenvolvimento do conhecimento logístico, oferecido pelo curso, os detentos propuseram uma nova organização para o sistema de coleta e lavagem de roupas.

O processo de reabilitação entende que a educação profissional é o grande passo para a resocialização e reinserção no mercado de trabalho. Para Volnei, foi a construção de uma relação de admiração, respeito e amizade, com alunos dedicados e dispostos a fazer um futuro com escolhas e oportunidades melhores.

Publicações Relacionadas